Saiba como fazer para estudar legalmente no país
O visto de estudante para o Canadá é um tipo específico de visto internacional que permite acesso a um sistema de ensino de altíssima qualidade. Portanto, não é por acaso que essa é a escolha de milhares de estudantes internacionais anualmente.
Além disso, o Canadá também é rico em oportunidades e culturas. Pesquisas, publicações científicas e colaborações internacionais são três dos aspectos em que suas instituições de ensino se concentram.
Mas o quão difícil é conseguir o visto de estudante para o Canadá?
Descobrir essa resposta terá um papel crucial quando você decidir em qual instituição deseja estudar e é justamente por isso que vamos apresentar quais são as principais etapas para obter o seu visto de estudante canadense. Confira:
Se você ainda não tem certeza de onde deseja estudar no Canadá, precisará decidir antes de iniciar o processo de solicitação do visto de estudante.
Após ser aceito em uma universidade canadense, você receberá uma carta de aceitação, a qual é necessária para o pedido de visto.
Considere algumas das principais universidades do Canadá:
Você não precisa de um visto de estudo para o Canadá se uma das seguintes situações se aplicar a você:
Mesmo se alguma dessas situações se aplicar ao seu caso, saiba que você ainda precisará de uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para viajar para o Canadá.
Assim que você receber a sua carta de aceitação da universidade, é hora de prosseguir para a próxima etapa: solicitar um visto de estudante, conhecido localmente como permissão de estudante.
Os principais passos para obter seu visto são:
De acordo com os regulamentos recentes de vistos, se você tem um membro da família trabalhando ou solicitando uma permissão de trabalho no Canadá, o seu pedido de permissão de estudo será processado em duas semanas.
Você pode renovar ou estender sua permissão caso deseje continuar seus estudos, se o seu programa tiver uma extensão ou caso você mude de escola.
A permissão expira 90 dias após o término dos seus estudos, quando você recebe uma notificação da conclusão do curso.
Você ainda pode ficar no Canadá para viajar, explorar ou solicitar uma permissão de trabalho, o que lhe permite ter um emprego de meio período ou até mesmo trabalhar por conta própria.
Para facilitar todo o processo de solicitação do seu visto de estudante para o Canadá, é fundamental que você tenha em mãos os seguintes documentos:
A menos que você venha de um país de língua inglesa, as universidades canadenses exigirão que você apresente uma prova de proficiência no idioma inglês. Os testes de proficiência aceitos são:
A prova de suas habilidades no idioma não está incluída na lista de documentos necessários para o visto de estudante canadense.
Porém, é uma boa ideia ter alguma prova de habilidade em inglês, apenas por precaução.
Dependendo dos requisitos do seu país de origem, talvez você precise comparecer em um escritório de solicitação de vistos em seu país para realizar a sua biometria.
A taxa biométrica é de 85 dólares canadenses. Essa taxa é uma adição à taxa regular do visto. Alguns países estão isentos da visita nessa etapa, portanto é sempre importante verificar.
Depois de solicitar a sua permissão de estudo no Canadá, o tempo de processamento do seu visto pode levar até 90 dias, mas geralmente leva menos. Isso também depende muito da situação no seu país de origem.
Dependendo da sua situação individual, você também pode ser chamado para uma entrevista. Os centros locais de solicitação de visto cobrarão uma taxa extra pelo uso de seus serviços.
Agora que você já conhece todos os procedimentos para solicitar o seu visto, deve ter percebido que existem etapas que necessitam que você apresente alguns de seus documentos traduzidos da forma correta.
Nesses casos, a sua melhor opção é contar com uma empresa de tradução séria e que é referência no que faz, como a Fidelity, por exemplo.
Portanto, esteja atento em todas as etapas para aproveitar sua estadia no país e viajar tranquilamente.
Postagens Relacionadas