Quais são as vantagens de um site multilíngue atualmente?

Site multilíngue em vários formatos

Confira dez vantagens de um site multilíngue e veja por que você deve começar a considerar esse tipo de solução para o seu negócio o quanto antes

Para as empresas que desejam obter um diferencial competitivo em um mundo globalizado, poder contar com as vantagens de um site multilíngue apresenta um dos meios de maior impacto para expandir a base de clientes e garantir um maior volume de vendas.

Um site multilíngue continuará a ser uma necessidade para empresas e organizações à medida que o processo de internacionalização se desenvolve.

Aqui estão dez boas razões pelas quais você precisa de um site multilíngue agora e não depois:

1 – Vá além do básico

A internet começou como uma invenção dos falantes de inglês e, como resultado, foi dominada por usuários e sites que falam inglês.

No entanto, os tempos estão mudando. Com o número crescente de pessoas que compram computadores e que tem acesso à internet, desde a Nigéria até a Nova Zelândia, os falantes de inglês logo estarão em minoria quando se trata do uso da internet.

Isso significa que os mercados estrangeiros da internet serão como “frutos ao alcance da mão”, ou seja, se você tiver vontade e capacidade, poderá obter grandes receitas com um esforço relativamente pequeno.

O uso da internet em países tradicionais como os EUA, Alemanha, Reino Unido e Suécia, por exemplo, já é mundialmente conhecido pelo seu enorme volume de usuários.

Por outro lado, países como França, Hong Kong, Itália e Japão estão vendo um crescimento substancial no uso da internet.

As oportunidades mais fáceis estão em países nos quais os padrões de uso da internet e as relações entre usuário e site são menos estabelecidas.

Adquirir usuários em mercados que estão atualmente em seus estágios de crescimento levará a uma base de usuários leais que pagará dividendos para as empresas no futuro.

2 – Ferramenta de marketing econômica

Conseguir se comunicar com todo um novo público internacional em seu próprio idioma, sem dúvida, renderá resultados não apenas no sentido financeiro, mas também em termos de marketing e criação de consciência da sua marca, serviço ou produto.

Uma das vantagens de um site multilíngue no longo prazo é que ele é provavelmente uma das maneiras mais econômicas de marketing da sua empresa, capturando novos usuários, construindo relacionamentos com novos clientes e dando à sua marca uma perspectiva internacional.

3 – Novos clientes

Em última análise, o que um site multilíngue traz a você são novos clientes. Ao ter o seu site acessível a potencialmente milhares de pessoas, você está apresentando a sua empresa para todo o mundo.

Para usuários que não falam português e procuram seu produto ou serviço fora do Brasil, você automaticamente captura a atenção deles.

4 – Vendas

Com cada idioma adicionado a um site, seja ele inglês, espanhol, alemão ou qualquer outro, existe o potencial para um aumento nas vendas.

Existem poucas outras maneiras de obter esse aumento com tão pouco investimento.

5 – Foco no cliente

Um site multilíngue demonstra que você está pensando no seu cliente. Esse pequeno esforço extra mostra que você pensou e se preocupou o suficiente com eles para oferecer o site em outros idiomas.

Como acontece com qualquer coisa nos negócios, se o cliente pensar que você se importa, ele vai querer fazer negócios com você.

6 – Confiança

Para muitas culturas, há uma questão de confiança quando se trata de comprar pela internet, especialmente se eles sentem que é em um idioma no qual não são totalmente proficientes.

Oferecer a eles uma alternativa de idioma permite que os clientes se sintam seguros de saberem o que estão comprando, como e de quem.

Motivos de ter um site multilíngue

7 – Culturalmente sensível

Uma das melhores vantagens de um site multilíngue é que, se projetado da maneira adequada, ele supera as barreiras culturais ao permitir o acesso em um idioma diferente.

Isso coloca automaticamente o usuário em uma “zona de conforto cultural” devido à sua capacidade de navegar, entender e interagir com o site.

8 – Supere os competidores

Para obter uma vantagem competitiva no ambiente atual, você precisa pensar fora da caixa.

Olhe para seus concorrentes – se eles têm sites multilíngues, por que você não tem? Caso eles não tenham, por que não liderar o mercado e estabelecer a sua empresa ou marca no exterior antes disso?

9 – Demonstração da sua natureza internacional

A imagem é tudo. Um site multilíngue demonstra que você pensa, trabalha e negocia internacionalmente.

10 – Ferramentas de busca

As ferramentas de busca conduzem as pessoas ao seu site. Em países como China, Japão e França, o Google, Yahoo e MSN não são os buscadores padrão.

Ferramentas de pesquisa desenvolvidas internamente estão surgindo e provando ser bem-sucedidas porque trabalham em idiomas nativos e se concentram nos hábitos e necessidades de seus usuários.

Essas ferramentas de pesquisa são essenciais para atingir esses mercados e, a menos que tenham acesso a um determinado idioma por meio de seu site, você não será encontrado.

Além disso, muitas das principais ferramentas de pesquisa, especialmente o Google, estão desenvolvendo a capacidade de executar pesquisas em idiomas estrangeiros.

Ter as páginas do seu site disponíveis nesses idiomas garante o máximo potencial para que seu site seja selecionado nas pesquisas.

O momento ideal para começar

No momento, o uso de sites multilíngues ainda está em seus estágios iniciais, com a maioria das grandes empresas multinacionais usando-os para garantir uma posição internacional.

No entanto, o efeito cascata ocorrerá naturalmente e esse tipo de site se tornará parte integrante de presença na internet. Se você decidir investir agora, poderá colher as vantagens de um site multilíngue bem mais cedo do que a sua concorrência.

Se você quiser aproveitar essa onda enquanto ainda está no início, saiba que você precisa fazer as coisas da forma correta. Não adianta fazer as traduções pela metade ou ter um conteúdo traduzido de baixa qualidade. Isso apenas assustará os seus potenciais novos clientes.

O ideal é contar com uma empresa de tradução profissional como a Fidelity, por exemplo, com qualidade assegurada e com capacidade de atuar em diversas áreas como jurídica, financeira, médica etc., garantindo o maior nível de fidelidade para com o material original.

Lembre-se de que, mais do que nunca, é a reputação da sua empresa que está em jogo.

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