Tradução juramentada com assinatura digital

Tradução com assinatura digital

Saiba como a tradução juramentada de documentos pode ser simplificada com o serviço de assinatura digital

Com as facilidades do mundo moderno, muita coisa mudou. De uns anos para cá, as formas como as pessoas se relacionam e até mesmo como os serviços são prestados ganharam um toque de tecnologia.

O principal objetivo para a adoção de tais mudanças é simples: tornar a vida das pessoas mais prática e simples – e é justamente sobre isso que falaremos hoje.

Na área de tradução, essas tecnologias vêm sendo aplicadas para tornar os serviços menos burocráticos, fazendo com que os clientes ganhem mais tempo e agilidade para resolver suas questões.

Nesse sentido, a tradução juramentada com assinatura digital é uma das atividades que mais promovem benefícios a quem necessita desse tipo de serviço.

Mas, afinal, o que é e como funciona esse tipo de tradução? Acompanhe a seguir:

O que é a tradução juramentada?

Define-se como tradução juramentada o serviço de tradução de um documento oficial de uma língua para outra, como diplomas, certidões de casamento, testamentos, procurações, entre outros.

Esse serviço é muito buscado por quem se graduou no exterior, por exemplo, mas deseja retomar os estudos no próprio país ou, ainda, por quem se casou em terras estrangeiras.

Além disso, a tradução juramentada é indispensável para empresas que tenham acordos comerciais com instituições estrangeiras, com o intuito de validar essas transações em ambos os países.

Para que tal documento tenha validade legal no Brasil, é preciso que ele passe pelo processo e que um tradutor juramentado habilitado valide suas informações, a fim de reproduzir os mesmos valores jurídicos do país no qual o documento foi emitido.

Esse profissional – necessariamente – precisa ser aprovado em concurso público para que lhe seja concedido o direito de garantir a fé pública, ou seja, a validade legal dos documentos que são traduzidos por ele, sem que seja necessário comprová-la a cada serviço realizado.

O que é a assinatura digital?

É a técnica que utiliza a criptografia para conferir a segurança e a integridade de documentos digitais. A assinatura digital é um dos benefícios que foi incorporado à tradução juramentada com o objetivo de simplificar os processos.

Sendo equivalente a uma assinatura comum e presencial, os documentos assinados digitalmente possuem o mesmo valor legal e, portanto, têm apresentado inúmeros benefícios para quem possui limitações ou, até mesmo, para quem precisa resolver questões mais rapidamente.

Como funciona o serviço?

Para desfrutar dos benefícios da tradução juramentada com assinatura digital é necessário, primeiramente, que o cliente tenha um certificado digital próprio.

Trata-se da identidade eletrônica de uma pessoa física ou jurídica, feita em uma autoridade certificadora – uma empresa responsável por conferir os documentos pessoais e validar as informações apresentadas.

Essas empresas equivalem-se aos órgãos de emissão de documentos já conhecidos, como o DETRAN e a Secretaria de Segurança Pública, por exemplo.

Na prática, esse certificado é um arquivo criptografado altamente complexo, o qual armazena os dados referentes à pessoa ou à empresa em questão, com um prazo de validade determinado.

Esses elementos são protegidos por chaves de segurança fundamentais para a conclusão do processo de assinatura digital.

Na tradução juramentada, os documentos podem ser transmitidos e assinados dispensando o reconhecimento de firma do tradutor, o que torna o processo mais simples e menos burocrático para ambas as partes.

Benefícios da tradução juramentada com assinatura digital

Além de aprimorar o serviço e deixá-lo ainda mais prático, a tradução juramentada com assinatura digital oferece inúmeros benefícios.

Como funciona a assinatura digital

Mais segurança nas operações

Um dos principais pontos positivos ao optar por esse tipo de serviço é a segurança. Como os dados são transmitidos utilizando a criptografia, casos de falsificação ou até mesmo de plágio, por exemplo, são evitados.

Redução de custos

O processo também ajuda na redução de custos, uma vez que retira a necessidade dos reconhecimentos de firma do tradutor juramentado e dos portadores do documento.

Praticidade e agilidade

Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, optar por serviços que economizem tempo e que sejam menos burocráticos é, com certeza, um dos desejos de muitas pessoas, afinal ninguém gosta de passar horas na fila do cartório, não é mesmo?

Por tratar-se de uma atividade completamente digital, você consegue não só resolver suas questões com mais facilidade, mas também com mais rapidez, sendo necessário somente alguns cliques para transmitir as informações.

Alternativa sustentável

Outro benefício da tradução juramentada com assinatura digital é a questão da sustentabilidade do negócio, uma vez que ela dispensa o uso do papel e da tinta para impressão, evitando assim o seu desperdício.

Além disso, quem opta por esse tipo de serviço pode enviar seus documentos traduzidos para qualquer lugar do mundo com mais facilidade com um simples e-mail, por exemplo, tendo em vista que já estão presentes no ambiente digital, economizando tempo e dinheiro.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas