Tradução de Inglês para Russo – É Possível? Saiba Mais!

O serviço de tradução geralmente é associado a idiomas mais comuns, mas será que é possível fazer uma tradução para russo?

Existem idiomas que são amplamente falados em vários países do mundo, como espanhol, francês e, principalmente, o inglês. Mesmo quem não sabe falar esses idiomas consegue adivinhar o significado de algumas palavras, já que elas são relativamente “famosas”.

Algumas são até mesmo acrescentadas ao vocabulário cotidiano, como croissant, lingerie, panettone, deadline e meeting. Porém, quando se trata de kalachnikov, Perestroika e demais palavras russas, com exceção da famosa vodka, a situação já fica mais complicada.

Como se não bastasse, o alfabeto russo conta com 33 letras, todas diferentes do alfabeto utilizado na língua portuguesa, com o qual todos nós estamos acostumados desde quando crianças. Então, esse é um idioma bem pouco conhecido por aqui.

É por isso que pode surgir uma dúvida bem importante: será que é possível realizar uma tradução de português para russo, já que os idiomas são diferentes até no alfabeto? E se você precisar desse serviço, o que fazer?

Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O Russo é Bastante Falado?

O desconhecimento dos brasileiros sobre esse idioma é grande, o que é normal, já que ele é falado lá do outro lado do mundo. Isso torna ainda mais curiosa a afirmação de que o russo se encontra entre os 11 idiomas mais solicitados para o tradutor de documentos.

Essa afirmação, porém, não assusta ao conferir mais informações sobre o idioma: ele é um dos mais utilizados em sites na internet. Inclusive, a VKontakte, ou simplesmente VK, é uma rede social conhecida por alguns como o “Facebook russo”.

Quanto aos falantes do russo, são 150 milhões se considerar apenas os nativos e 260 milhões se forem somados aqueles que têm o russo como segundo idioma.

O russo é o idioma oficial em mais de 38 países: além da Rússia, os mais conhecidos são a Bielorrússia e o Cazaquistão, além de países menos famosos, como o Quirguistão.

Então, uma dúvida que podia assolar a sua mente já foi esclarecida: o russo é bastante falado mundialmente, considerado como a língua mais disseminada geograficamente na Eurásia.

Quais São os Tipos de Tradução de Português Para Russo?

Pois bem, deu para perceber que o russo é mais comum do que pode parecer. Além de existir uma literatura técnica e científica bem rica nesse idioma, também existem alguns autores russos mundialmente famosos, como Liev Tolstói e Alexander Pushkin.

Porém, esses conteúdos seriam traduzidos do russo para o português. Mas e quanto ao contrário, quando ele se aplica?

Como citado anteriormente, o russo é um dos idiomas com os quais os tradutores mais trabalham depois das línguas mais tradicionais. Então, é grande o número de pessoas que se interessam pela tradução de português para russo.

Dado o grande número de habitantes da Rússia (mais de 144 milhões de pessoas), além dos outros países que falam esse idioma, é bastante interessante que um conteúdo em português seja traduzido para o russo, já que ele pode ser relevante naquele país.

Isso é verdade principalmente quando se trata de serviços de tradução como a tradução técnica, por exemplo, utilizado para a tradução de manuais e conteúdos de diversas áreas, como engenharia, informática e medicina, entre outras.

Isso, porém, não invalida a procura da tradução de português para russo em outros serviços, como a tradução juramentada, essencial para brasileiros que queiram fazer um intercâmbio no país europeu e precisam reconhecer a autenticidade de seus documentos.

Documentos Fiscasis

Como Funciona a Tradução de Português Para Russo?

Basicamente, o serviço é realizado da mesma forma das outras traduções: um profissional recebe o material a ser traduzido e realiza todos os procedimentos necessários, desde a contextualização do conteúdo até o uso das ferramentas para tradução necessárias.

Porém, algo que se pode imaginar é que a mão de obra para esse tipo de tradução é um tanto quanto escassa, o que é verdade. Afinal de contas, por mais que o idioma seja bastante falado, ele não é tão comum assim no Brasil e na América do Sul como um todo.

Por isso, quando se fala sobre o tempo dos serviços de tradução para russo, ele costuma ser um pouco mais longo do que de uma tradução para inglês, por exemplo, mas nada demasiado.

Como é um serviço bastante específico, quando houver a necessidade da tradução de português para russo, é imprescindível escolher uma empresa experiente e já estabelecida no mercado, que conte com profissionais altamente capacitados e conhecedores do idioma russo.

A Fidelity é uma empresa de tradução com mais de 47 anos de experiência, que oferece o serviço de tradução de português para russo com excelência e realizado pelos melhores tradutores profissionais do mercado, capazes de atender a todas as necessidades dos clientes.

Diga para nós qual a sua opinião sobre os serviços de tradução para russo!

Solicite sua Tradução