Saiba quais são as tradições de ano novo ao redor do mundo

Tradições de ano novo ao redor do mundo

Entenda como a data é comemorada em diferentes países

O final de ano já está logo aí e junto com ele chega o momento das tradições de ano novo, as quais reúnem várias pessoas ao redor de todo o mundo em diferentes celebrações.

Os brasileiros, obviamente, estão acostumados com o que é feito no Brasil, mas você sabia que os costumes variam de acordo com cada país? Isso significa que o que é feito no Brasil pode ser surpreendente em outros países e vice-versa.

Ficou curioso para conhecer tais tradições? Então continue a leitura e entenda como ocorre a celebração em diferentes lugares ao redor do mundo.

Tradições de ano novo em outros países

Se você pensa em estudar no exterior e morar um tempo por lá ou mesmo se você vai visitar outro país no final do ano, vale a pena conhecer os costumes previamente para já estar preparado.

África do Sul

Os moradores de Joanesburgo jogam seus eletrodomésticos velhos pela janela, o que representa o seguinte provérbio: “out with the old and in with the new” (“para fora com o velho e para dentro com o novo”).

Brasil

O Brasil é um país que divide uma de suas tradições com outros lugares da América do Sul, como Bolívia, Venezuela e Equador.

Nesses países acredita-se que a cor da roupa íntima usada na véspera do ano novo traz diferentes significados, como os seguintes:

  • Amarelo: sorte e dinheiro
  • Azul: vida e tranquilidade
  • Branco: paz e harmonia
  • Dourado: boas energias
  • Laranja: conforto e fertilidade
  • Preto: afasta energias negativas
  • Rosa: amor
  • Roxo: respeito e prosperidade
  • Verde: saúde e esperança
  • Vermelho: paixão

Canadá

Uma tradição conhecida como Polar Bear Swim (Nado do Urso Polar) iniciou-se em

1920 e consiste em um grupo de pessoas pulando nas águas congelantes da English Bay em Vancouver.

Dinamarca

Quem não conhece pode até ficar um pouco assustado, mas há diferentes tradições de ano novo na Dinamarca e uma delas é jogar pratos e copos velhos nas portas de amigos e familiares para banir maus espíritos.

Outro costume é o de subir em cadeiras e pular delas, todos ao mesmo tempo, à meia-noite, de modo a “pular” para janeiro com a esperança de ter boa sorte no ano que se inicia.

Escócia

Há um ponto famoso para celebrar o ano novo na Escócia, que é em Edimburgo e onde se passa o Hogmanay, nome dado por eles para o último dia do ano. Lá acontece uma das maiores festas de todo o mundo.

Por lá o costume é que a primeira pessoa que cruzar a soleira de alguma casa durante o ano novo deve receber um presente para ter boa sorte.

Outra tradição é a realização de cerimônias de fogueiras, nas quais há exibições de pessoas com enormes bolas de fogo em estacas – supostamente como símbolos do sol – para purificar o ano que se inicia.

Espanha

Na Espanha, o costume é de comer 12 uvas, cada uma delas em uma badalada do relógio, quando esse marca a meia-noite que inicia o novo ano. Cada uma das uvas é associada à boa sorte para cada um dos meses do ano.

Outra das tradições de ano novo, embora essa seja mais comum em cidades maiores, como Barcelona e Madri, é a de se reunir nas praças principais para que todos comam as uvas juntos e compartilhem garrafas de cava, um espumante bastante famoso na Espanha.

Filipinas

Se você participar de uma festa de ano novo no país asiático verá que muitos detalhes remetem a formas circulares, de modo a representar moedas e, portanto, simbolizar a prosperidade.

Inclusive, muitas famílias exibem montes de frutas em suas mesas de jantar, enquanto algumas comem 12 frutas redondas (geralmente uvas, embora também possam ser outras) à meia-noite.

Além disso, usar roupas com desenhos de bolinhas – chamados de polka dots por lá e similares à estampa de poá no Brasil – também é uma das tradições de ano novo nas Filipinas.

Brinde nas tradições de ano novo

Finlândia

Por lá, as pessoas preveem o ano que se iniciará derramando estanho derretido em um recipiente com água para, então, interpretar o que aquele desenho significa.

Quando o formato é de um coração ou de um anel deve vir um casamento, ao passo que o formato de um navio remete a viagens e o de um porco declara que haverá abundância de comida durante o ano que se inicia.

Grécia

Nesse país europeu, uma das tradições de ano novo é pendurar uma cebola na porta de entrada das casas no último dia do ano como um símbolo de renascimento para o período que se iniciará. Além disso, no dia de ano novo, os pais acordam seus filhos cutucando-os com a cebola na cabeça.

Islândia

De acordo com a tradição, vários eventos mágicos acontecem na véspera de ano novo, como vacas que podem falar, focas que assumem a forma de humanos, elfos que movem casas e mortos que levantam de suas sepulturas.

Itália

Particularmente em Veneza, as pessoas se reúnem na Piazza San Marco (Praça de São Marcos) para iniciar o ano novo com uma sessão coletiva de beijos. Além disso, diz-se que o uso de roupas íntimas vermelhas traz amor, prosperidade e boa sorte.

Panamá

Para afastar os maus espíritos e ter um ótimo início de ano novo, os panamenhos queimam efígies (esculturas similares a bonecos, lá conhecidas como muñecos) de pessoas famosas, como celebridades de televisão e políticos. As efígies representam o ano velho.

República Tcheca

Os tchecos acreditam que é possível prever o que o ano novo trará ao cortar uma maçã ao meio e olhar para o formato de seu núcleo.

Romênia

Fazendeiros romenos tentam se comunicar com seus animais na véspera de ano novo. Se a comunicação for bem-sucedida, acredita-se que eles terão boa sorte no ano que se iniciará.

Tradições de ano novo: uma questão cultural

Por todo o mundo, tradições não faltam para se despedir do ano que vai embora e para celebrar o que chega, algo que é tido com muito carinho por quem acredita e que atrai centenas, milhares e até milhões de pessoas em sua realização.

Descubra quais são as tradições de ano novo do país que você vai visitar, tenha toda a documentação pronta com a ajuda de uma empresa de tradução e curta a chegada de um novo ciclo de uma maneira ainda mais peculiar e especial do que você está acostumado.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas