Descubra o que é TOEFL IBT e como essa certificação pode mudar sua vida!

As provas do TOEFL estão disponíveis em vários níveis, é o iBT é um dos mais procurados pelo mundo para quem deseja estudar no exterior

O sonho de fazer um intercâmbio e estudar fora do país está vivo na mente de uma série de pessoas, que querem experimentar uma cultura diferente, aprender ainda mais sobre o idioma e, quem sabe, tentar a vida no exterior no futuro.

Porém, para poder se candidatar em uma instituição de ensino de inglês fora do país, é preciso comprovar seu nível do idioma, de modo que seja possível aproveitar o conteúdo transmitido e, assim, realmente melhorar o nível de aprendizado.

Para isso, é necessário passar por uma prova que certifique legalmente o nível do inglês. Esse certificado deve ser apresentado no momento da matrícula na instituição de ensino e abrirá muitas portas para o estudante.

Um dos principais testes para essa finalidade é o TOEFL iBT, reconhecido internacionalmente por mais de 9.000 instituições de ensino e que pode ser o passo que falta para você realizar o seu sonho e, posteriormente, ter melhores chances no mundo profissional.

Conheça mais sobre esse exame, como ele funciona, o que você deve fazer para realizá-lo e demais informações, para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O Que é o TOEFL iBT?

Antes de tudo, é importante entender o que significa a sigla TOEFL: Test Of English as a Foreign Language (Teste de Inglês Como uma Língua Estrangeira), capaz de certificar o conhecimento de uma pessoa a respeito da língua inglesa.

São vários os testes oferecidos pelo TOEFL, mas a praticidade do iBT (Internet-based Test, Teste Baseado na Internet) faz com que ele seja um dos mais procurados, já que não é preciso se deslocar a nenhuma instituição física, o que facilita principalmente para quem mora em regiões mais afastadas.

O TOEFL iBT é um teste padronizado que mede a habilidade na língua inglesa de pessoas de países que não têm esse idioma como um de seus oficiais, de modo que eles tenham condições de se matricular em uma instituição de ensino superior.

O teste é aceito pela maioria das instituições acadêmicas e profissionais e é um dos maiores testes de inglês do mundo, junto com o IELTS (International English Language Testing System out Sistema Internacional de Teste do Idioma Inglês).

Tradutor Russo

Quais São as Capacidades Avaliadas no Teste?

Basicamente, o TOEFL iBT tem como objetivo avaliar a capacidade que o estudante apresenta sobre o inglês, de modo que consiga utilizá-lo em seu dia a dia para os estudos. As avaliações abordam as seguintes áreas do idioma:

Listening: a capacidade de ouvir e compreender todas as palavras e frases é fundamental para entender todos os conteúdos transmitidos e aproveitar o conhecimento ao máximo;
Reading: a leitura é uma das capacidades mais importantes, já que vários livros, artigos e textos deverão ser lidos durante as aulas.
Speaking: a comunicação verbal também é imprescindível, já que ela desenvolve muito o nível do idioma e também permite que o estudante participe de discussões e conversas na sala de aula e também em outras ocasiões, de modo que tenha um melhor relacionamento social.
Writing: por fim, a escrita também possui suma importância na vida acadêmica, já que a maioria das provas e trabalhos são escritos, e boa parte da avaliação do aluno virá disso.

Qual o Nível de Inglês Pretendido Para o TOEFL iBT?

É comum que as pessoas considerem sua compreensão do idioma em diferentes níveis, que partem do básico e vão até o fluente.

É recomendável que quem pretenda realizar essa prova do TOEFL tenha inglês de nível intermediário ou avançado. Assim, por mais que seja necessária uma adaptação no momento em que se iniciarem os estudos, o aluno terá plenas condições de entender tudo.

Esse já é um nível diferente do requerido pela certificação CAE, por exemplo, que é oferecida para quem já tenha um inglês bem avançado, praticamente fluente.

Felizmente, o TOEFL iBT não demanda um conhecimento tão profundo assim do idioma, pois, caso contrário, muitos estudantes que desejam se matricular em uma instituição de ensino no exterior não conseguiriam fazê-lo.

Tradutor Russo

Qual é a Real Importância Dessa Certificação?

Entre os documentos necessários para estudar no exterior, as certificações de inglês são itens fundamentais, já que eles provam à instituição de ensino que o aluno poderá acompanhar as aulas e entender tudo o que precisa.

Simplesmente escrever uma carta ou tentar conversar com a diretoria da instituição não terá o efeito de liberar o intercambista para os estudos, já que é necessária uma comprovação legal de seus conhecimentos.

Logo, quem quer estudar no exterior precisa do TOEFL iBT para que consiga alcançar essa etapa tão importante da sua vida e realizar o sonho de estar nos Estados Unidos da América, na Inglaterra, Irlanda e vários outros países de idioma inglês.

Algumas pessoas costumam ficar nervosas para realizar esse tipo de prova, o que é normal. Felizmente, caso o estudante preste a prova do iBT e não consiga passar de primeira, então pode aguardar 12 dias e fazer uma nova tentativa, até que consiga ser aprovado.

Além disso, existem vários materiais de preparação da ETS (Educational Testing Service, que realiza os testes do TOEFL) que podem ser utilizados para ficar mais preparado para obter a certificação. Alguns desses materiais são pagos, mas também existem opções gratuitas.

É Preciso Traduzir o Certificado?

Sim. Entre os documentos mais procurados para tradução, encontram-se os certificados do TOEFL iBT e também das outras variantes do teste. Assim, a validade legal do documento será a mesma, tanto aqui no Brasil quanto em outros países.

Isso deve ser feito antes de o intercambista fazer a viagem, para ter certeza de que não enfrentará nenhum tipo de problema e possa concluir os estudos em uma instituição de ensino internacional, o que agregará demais à sua carreira.

A tradução juramentada, também chamada de tradução pública, é o tipo de serviço necessário, já que se trata de um documento que precisa ter fé pública para que valha em outros países. O serviço sempre deve ser feito por uma empresa especializada, para que sua eficiência seja garantida.

Por isso, se você deseja realizar o TOEFL iBT, depois de obtido o certificado, não se esqueça de contar com uma empresa de tradução confiável e experiente. Assim, o sonho dos estudos em outro país será realizado da forma mais simples, prática e segura possível.

Solicite sua Tradução