Novo recurso de transcrição de áudio do Google: o que você precisa saber

app de transcrição de áudio do Google

Aplicativo do gigante das buscas promete revolucionar a transcrição de áudios

Não é novidade afirmar que o Google revoluciona o mercado com suas novidades e essa aqui não poderia ser diferente. O app de transcrição de áudio do Google promete trilhar o mesmo caminho de sucesso de outros aplicativos da empresa.

Com uma proposta inovadora, ele traz recursos inteiramente alinhados às necessidades da sociedade contemporânea, a qual preza pela praticidade, agilidade e conectividade, mas cuja necessidade pode nunca ter passado pela mente de muitas pessoas.

Vamos entender melhor como esse aplicativo funciona, quais são os seus recursos e quem já pode começar a utilizá-lo em seu dia a dia.

Como funciona a transcrição de áudio do Google?

Por meio de seu novo aplicativo, o qual é chamado de Recorder. Ele traz um conjunto de recursos que vão muito além do que estamos acostumados a encontrar em aplicativos de gravação de voz.

Seus principais recursos são os seguintes:

Gravação de áudio

Esse é um recurso que geralmente aparece em outros aplicativos e que também está presente no app de transcrição de áudio do Google. Você pode gravar conversas, entrevistas, aulas, congressos, músicas, reuniões de família e o que mais desejar.

Transcrição automática

É aqui que as maiores diferenças começam a surgir. A transcrição de áudio do Google é feita em tempo real, ou seja, no mesmo momento em que os sons são capturados, o que é um grande avanço.

É fato que já existem aplicativos que oferecem tal recurso, como o Otter, lançado em fevereiro de 2018 na Play Store, mas o resultado é um pouco confuso, sem uma precisão que o torne indispensável para as necessidades aplicáveis.

Com o app do Google, a eficiência nas transcrições é uma prioridade. O objetivo é oferecer uma experiência altamente satisfatória, capaz de superar a concorrência – a qual não é tão grande especificamente nesse aspecto, diga-se de passagem.

As transcrições são identificadas pelo momento do áudio em que aquilo é falado, de modo a facilitar a organização. Também cabe ressaltar que os arquivos de áudio e de texto podem ser salvos de maneira vinculada.

Busca nos áudios

Sendo o Google o maior buscador do mundo, já era de se esperar que o app trouxesse algum recurso nesse sentido, exatamente o que aparece aqui.

Com a transcrição de áudio do Google, será possível fazer uma pesquisa no aplicativo para encontrar quando determinada palavra, citação ou qualquer outro termo foi dito, o que é de grande valia para não precisar escutar todos os áudios até achar o que procura.

O resultado da pesquisa será todos os trechos em que se encontrar o que foi buscado, além de um destaque do momento dos áudios em que os termos estão presentes.

É inegável que esse é um dos maiores trunfos do aplicativo, o qual tende a atrair um grande número de interessados, tanto os que dependem dos áudios para suas atividades profissionais quanto os que querem contar com uma solução tão vantajosa em seus aparelhos para qualquer eventualidade.

Compartilhamento de transcrições

Embora não seja nenhuma grande novidade, também é possível compartilhar as transcrições com quem desejar, como colegas de trabalho, amigos e familiares, os quais poderão consumir o conteúdo mesmo sem escutar o áudio.

Funcionamento offline

Como se o aplicativo de transcrição de áudio do Google já não fosse surpreendente o bastante, ele também funciona sem precisar estar conectado à internet, o que é outro grande destaque.

Isso significa que ele pode ser usado em viagens, nas ruas e em qualquer lugar que você estiver, mesmo que não haja sinal disponível. Portanto, será possível transcrever uma entrevista realizada dentro do vagão do metrô, por exemplo, sem qualquer dificuldade.

Para que isso se torne realidade, o app utiliza a capacidade de processamento do dispositivo no qual está instalado, o que, com o auxílio da inteligência artificial, dá conta do recado.

App de transcrição do Google

O app de transcrição de áudio do Google tem algum ponto negativo?

Infelizmente sim, pelo menos até o momento.

Seu anúncio ocorreu no evento Made by Google, em 15 de outubro de 2019, quando o gigante das buscas também apresentou o Pixel 4, seu novo smartphone. Na ocasião, a empresa disse que o app seria restrito apenas para a linha do próprio Pixel 4.

De lá para cá, houve algumas mudanças, de fato. Em um tópico da rede social Reddit, um representante do Google disse que o aplicativo se tornaria disponível a mais usuários da linha Pixel.

Isso foi comprovado no início de dezembro de 2019, quando se tornou possível instalar o aplicativo em outros aparelhos da linha Pixel, como Pixel 2, Pixel 3 e Pixel 3a.

Até o momento da criação deste conteúdo, ainda não há mais novidades sobre a disponibilização do aplicativo para outros aparelhos.

No entanto, há grande expectativa para que isso ocorra, uma vez que algumas de suas funcionalidades não estão disponíveis em outros aplicativos.

O que esse aplicativo tende a mudar no mercado?

É provável que os outros aplicativos de transcrição busquem oferecer o que a solução do Google traz. Caso contrário, são grandes as chances de que os usuários migrem para o app do gigante das buscas.

O aplicativo de transcrição de áudio do Google ainda está disponível apenas para a linha Pixel, o que não deixa de ser um atrativo para que os consumidores optem por adquirir tais aparelhos.

Porém, por outro lado, pode ser mais vantajoso oferecê-lo em outros dispositivos para aumentar ainda mais o número de usuários.

De qualquer forma, não é de se duvidar que os principais aplicativos de transcrição busquem por atualizações do tipo, de modo a manter seus usuários atuais e até mesmo atrair novos.

Da mesma forma que há perigos em confiar no tradutor automático, a transcrição de áudio do Google ainda não é perfeita, uma vez que pode encontrar algumas dificuldades em falantes com sotaque, por exemplo, mas esse já é um excelente começo.

Mesmo com a transcrição de áudio do Google, sempre que for necessário optar por uma transcrição ou tradução profissional, o melhor a se fazer é contar com uma empresa de tradução experiente, a qual será capaz de oferecer um serviço de alta qualidade, sem falhas ou problemas que poderiam prejudicar o resultado.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas