Separamos 5 dicas para você que deseja se capacitar ainda mais e fazer um mestrado em Portugal
Um mestrado em Portugal combina excelência acadêmica e um clima invejável para apresentar uma oportunidade convidativa de estudos no exterior.
Não é nenhuma surpresa que o sol, o mar e as belas cidades do país tenham feito dele uma escolha popular para estudantes de todo o mundo, acolhendo mais de 22.000 estudantes internacionais.
Pensando nisso, decidimos listar algumas das melhores dicas para você que planeja fazer um mestrado em Portugal. Confira:
O sistema de ensino superior português tem muito do que se orgulhar. A universidade mais antiga do país – a Universidade de Coimbra – foi fundada em 1290. Isso a torna uma das primeiras universidades da Europa.
Seu belo campus agora foi identificado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Outras universidades portuguesas também apresentam bom desempenho em vários rankings internacionais.
Aqui estão algumas das melhores razões para considerar um mestrado em Portugal:
Como dissemos acima, Portugal tem uma das universidades mais antigas do mundo, inaugurada em 1290 – a Universidade de Coimbra –, conhecida por ter alguns dos melhores programas acadêmicos do mundo em áreas como Direito, Sociologia e Filosofia.
Para além da Universidade de Coimbra, outras universidades portuguesas presentes nos rankings universitários mundiais são:
A Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto contam com o maior número de estudantes internacionais, mas todas as universidades portuguesas dispõem de serviços extensos e bem desenvolvidos, especialmente dedicados a estudantes estrangeiros.
Se você pretende fazer um mestrado em Portugal, também deve saber que algumas das disciplinas de estudo mais populares incluem:
No entanto, você pode encontrar cursos em quase todas as áreas de interesse em Portugal, você apenas terá que fazer algumas pesquisas.
As temporadas de verão longas e quentes são equilibradas por invernos curtos e chuvosos. Bem, é até difícil chamá-los de “invernos”, pois a temperatura média durante a estação fria é de cerca de 16°C.
Claro, há o risco de você sentir que está sempre de férias em vez de se dedicar aos seus estudos. Mas, realmente, quem não desejaria isso?
Quando o tempo está bom, você pode usar as férias escolares e o tempo livre durante o ano para explorar as maravilhosas paisagens de Portugal – é a vida estudantil e o turismo combinados.
Portugal abriga quinze locais de Patrimônio Mundial da UNESCO, abrangendo museus, igrejas antigas e castelos medievais. As paisagens deslumbrantes da Região Douro do Norte e das praias do Sul vão deixar você sem palavras.
Isso sem falar dos Açores e da Ilha da Madeira, longe do continente. Ainda há os sítios históricos de Lisboa, Porto, Coimbra, Palmela, Évora e fortes históricos transformados em vilas, como Almeida.
Comida e vinho são coisas sérias em Portugal. O bacalhau é, de longe, o ingrediente mais famoso do país e os portugueses dizem que existem 1001 formas de prepará-lo. Porém, não é só o bacalhau que torna a cozinha portuguesa especial: carnes de porco e de cabra também são muito populares e facilmente encontradas em restaurantes.
E o vinho? Bem, cada área diz que o deles é o melhor. Há o mundialmente famoso Vinho do Porto e Moscatel de Setúbal. A realidade é que as opções são infinitas. Talvez precise passar algum tempo e experimentar por si mesmo.
As candidaturas para cursos de mestrado em Portugal devem ser efetuadas diretamente na instituição de ensino superior escolhida.
A confirmação da inscrição em um curso será necessária para alguns pedidos de visto, portanto, você deve tentar iniciar o processo o mais cedo possível.
A admissão em um programa de mestrado de segundo ciclo normalmente exigirá que você tenha um diploma de graduação relevante.
A participação de Portugal no Processo de Bolonha significa que o reconhecimento das qualificações de outras nações europeias será, em geral, automático.
Os diplomas de fora da Europa podem precisar ser formalmente reconhecidos por um órgão responsável dentro da sua potencial universidade ou política portuguesa.
Alguns cursos em instituições portuguesas limitam as vagas por meio de um sistema de cotas numerus clausus. Isso garante que apenas alunos de um padrão suficientemente alto sejam admitidos e que os candidatos não excedam as vagas.
Frequentemente, existem cotas separadas para estudantes internacionais. No entanto, a sua inscrição ainda pode ser avaliada em relação a outros candidatos em potencial para o seu curso. Em alguns casos, um exame de admissão também pode ser aplicado.
Esse processo de inscrição mais competitivo pode parecer assustador, mas você deve encarar isso como uma oportunidade.
Conseguir uma vaga em tais circunstâncias aumenta o valor do seu diploma e o admite em um sistema de ensino superior no qual o status de estudante é um sinal de respeito.
Portugal tem muito a oferecer aos estudantes internacionais, inspirando a mente e os sentidos.
Portanto, chegou a hora de encontrar o programa de estudos certo para você e se preparar para descobrir esse destino de estudos e, no processo, redescobrir a si mesmo.
Não se esqueça que você vai precisar contar com cópias traduzidas dos seus documentos para dar início à sua inscrição. Quando esse momento chegar, conte com quem é especialista no assunto: a Fidelity Translations.
Vamos garantir que todo o processo de tradução juramentada dos seus documentos ocorra sem nenhum problema. Tudo para que você possa ficar tranquilo enquanto se prepara para sua nova aventura.
Postagens Relacionadas