Qual a diferença entre tradução e versão?

Os dicionários de língua portuguesa classificam os termos “tradução” e “versão” como sinônimos, porém existe uma grande diferença entre eles que altera totalmente a compreensão de ambos os termos, principalmente na área da tradução profissional.

Para entender a diferença entre tradução e versão, é necessário perceber que o termo “tradução” compreende um sentido mais objetivo, enquanto a “versão” denota um sentido subjetivo.

Tradução ou Versão?

“Traduzir” um texto significa “trazer” o conteúdo de uma língua estrangeira para a língua nativa. Já a “versão” diz respeito à questão de “versionar”, fazer uma versão do texto, devidamente adaptado da língua nativa para uma língua estrangeira, devendo esse texto conter todos os sentidos e interpretações contidos no texto original.

Portanto, o conceito “tradução” é empregado para referir-se a textos em língua estrangeira que são traduzidos para a língua nativa, enquanto que o termo “versão” refere-se ao contrário, ou seja, textos nativos que são vertidos para uma língua estrangeira.

Saiba mais sobre os serviços de tradução e versão da Fidelity Translations e solicite seu orçamento!

Solicite sua Tradução