Os 11 idiomas mais solicitados para o tradutor de documentos

Você sabe quais são os idiomas mais solicitados para um tradutor de documentos? Descubra quais são as línguas mais procuradas para a tradução juramentada.

Idiomas mais usados

O tradutor juramentado é o profissional de tradução que foi aprovado em concurso público e está matriculado na Junta Comercial do seu estado, sendo apto a traduzir documentos oficiais de outros idiomas para o Português.

Talvez você imagine que os tradutores de Inglês e Espanhol sejam muito procurados pelo volume de trabalho, mas será que você conhece os principais idiomas mais requisitados para tradução? Veja a nossa lista e descubra quais línguas são mais pedidas nas traduções de documentos.

Principais idiomas solicitadas para tradução de documentos

11. Polonês

Falado por cerca de 60 milhões de pessoas, o polonês é utilizado na Polônia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia e também no Brasil, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O tradutor de documentos de Polonês precisa lidar com cinco zonas dialetais, ou seja, cinco formas diferentes desse idioma.

Uma curiosidade: durante o regime militar comunista, a língua cassúbia era considerada apenas um dialeto do polonês por razões meramente políticas. Hoje, porém, ela é reconhecida como língua oficial e recebe incentivos do governo polonês.

10. Árabe

O árabe é a língua oficial de 26 países, ficando atrás apenas do inglês e do francês no número de países que mais adotam oficialmente um idioma. Essa é a língua da liturgia do Islamismo porque o livro sagrado dessa religião, o Alcorão, foi escrito em árabe.

Como consequência dos 700 anos de domínio árabe na Península Ibérica na época da Conquista Muçulmana, o espanhol e o português receberam várias influências do árabe. Algumas palavras que utilizamos até hoje derivadas desse idioma são “algodão”, “almofada”, “álcool” e “oásis”.

9. Coreano

O coreano é a língua oficial das duas Coreias, tanto do Norte quanto do Sul. O tradutor de documentos da língua coreana costuma ter passado por um teste de proficiência no idioma, conhecido por TOPIK.

Atualmente, o estudo do coreano está em alta por causa da popularização da cultura sul-coreana (a “Hallyu” ou “Onda Coreana”), que faz sucesso em países como Brasil, México, Estados Unidos, China e Japão.

8. Chinês

A língua chinesa não se trata apenas de um idioma, mas sim de uma família de línguas do tronco sino-tibetano. Ela é falada por cerca de 955 milhões de pessoas, sendo a língua mais falada em todo o planeta – apesar disso, ela não é a mais difundida.

O chinês tem tantos dialetos, como mandarim, cantonês e xangainês, que alguns são incompreensíveis para os falantes de outra variedade. Apesar de serem tão diferentes, esses dialetos são considerados pertencentes à mesma língua por causa de sua origem em comum – e também porque o alfabeto é o mesmo em todos eles.

7. Russo

O russo é o idioma mais difundido geograficamente na Eurásia, sendo a língua materna mais falada na Europa e uma das seis oficiais da ONU. Além do tradutor de documentos, também são procurados tradutores de literatura, visto que existem vários escritores russos muito reconhecidos no mundo todo, como Fiódor Dostoiévsk e Leon Tosltói.

A tradução da língua russa também é bastante requisitada nas Ciências, pois muitos documentos científicos são produzidos nessa língua. Além disso, o russo é a segunda língua mais popular em sites da internet.

6. Japonês

Além de ser a língua oficial do Japão, o japonês também é falado em comunidades de imigrantes espalhadas pelo mundo – a maior delas inclusive está no Brasil. O japonês recebeu influência do chinês por cerca de 1.500 anos, tendo muito do seu vocabulário originado nessa língua. Apesar disso, sua gramática é mais parecida com a do coreano.

5. Alemão

Falado principalmente na Alemanha, Áustria, Liechtenstein, na maior parte da Suíça e em outras regiões, o alemão também pode ser encontrado na América do Sul, em algumas comunidades do Chile, Argentina, Paraguai e, principalmente, na região Sul do Brasil.

O alemão é a segunda língua mais utilizada nas Ciências e a terceira mais popular em sites da internet, atrás apenas do inglês e do russo.

4. Espanhol

Assim como o português, o espanhol é uma língua do grupo ibero-românico, derivada de dialetos do latim. Em sua história, sofreu grande influência do árabe na formação do seu vocabulário devido aos 700 anos de domínio árabe na Península Ibérica.

Estima-se que 500 milhões de pessoas falem espanhol atualmente (400 milhões tendo esse idioma como língua materna), fazendo da língua espanhola a segunda mais falada no mundo.

3. Italiano

O tradutor de documentos do Italiano é especialmente procurado por brasileiros que buscam a cidadania italiana, devido à grande imigração ocorrida entre 1870 e 1960. Inclusive, os ítalo-brasileiros são considerados a maior população de descendentes de italianos fora do continente europeu.

O italiano é considerado como língua franca na hierarquia da Igreja Católica e também é conhecido como a língua da música por causa do seu uso na terminologia musical e na ópera.

2. Francês

O francês é uma das línguas oficiais das Nações Unidas e de um grande número de organizações internacionais, justificando sua demanda por tradução de documentos – inclusive, a França tornou obrigatório o uso desse idioma em contratos legais.

Essa é a segunda língua mais ensinada no mundo, perdendo apenas para o inglês. Na África, 23 países tem o francês como língua oficial ou uma das mais faladas. Nas Américas, esse idioma é falado principalmente no Canadá, no Haiti e na Guiana Francesa.

1. Inglês

O inglês é a língua mais requisitada para a tradução de documentos devido à sua ampla popularidade e difusão mundial. Ele é considerado como uma língua franca em diversas regiões do mundo, sendo uma das línguas oficiais da União Europeia e das Nações Unidas.

Apesar de ser amplamente difundido, o inglês ainda fica atrás do chinês e do espanhol no número de falantes – são 360 milhões de falantes da língua inglesa.

A origem do inglês como conhecemos está na fusão do conjunto de dialetos e línguas chamado de “inglês antigo” que foi levado pelos povos anglo-saxões para a costa leste da Grã-Bretanha no século V. O inglês moderno tem um extenso vocabulário, composto por muitos verbetes adotados de outras línguas, como dos idiomas europeus (principalmente o francês), do hindi e das línguas africanas.

A língua inglesa é considerada a primeira língua mundial, sendo a mais utilizada em sites, jornais, livros, publicações científicas, entretenimento e diplomacia. Não é à toa que esse é o idioma com o maior número de tradutores juramentados – cerca de 50% de todos os tradutores públicos do país são de inglês.

Solicite sua Tradução