Melhores aplicativos de tradução para viagens internacionais

Mulher usando aplicativo no celular

Saiba quais apps merecem estar em seu celular durante uma viagem

Conhecer os melhores apps de tradução é fundamental para saber a quem você pode recorrer quando estiver em uma viagem internacional, seja em países que você possui algum conhecimento sobre o idioma, seja em outros que você não tem o mínimo conhecimento sobre aquela língua.

Além de te ajudar em atividades e situações comuns, como encontrar endereços, saber o que pedir em restaurantes e traduzir placas e informativos sobre monumentos ou locais históricos, eles também são essenciais em casos de emergência.

Para isso, nós separamos as melhores opções de apps para suas viagens, sejam para o Oriente ou para o Ocidente, a negócios ou a lazer, de apenas alguns dias ou em intercâmbios, para você não ficar na mão quando mais precisar.

Melhores apps de tradução para a sua viagem internacional ser um sucesso

De acordo com dados do Anuário Braztoa 2019, criado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, 6,5 milhões de brasileiros embarcaram para viajar em 2018, dos quais 22,9% (1,5 milhão) foram para o exterior, um número 23,3% maior do que o obtido em 2017, quando houve 1,2 milhão de turistas viajando para fora do Brasil.

Logo, o número de brasileiros que viaja para outros países está em ascensão e deve se manter em alta durante um bom tempo, o que faz com que a procura pelos apps de tradução seja acentuada. Confira as opções abaixo:

Google Tradutor

É claro que o Google Tradutor não poderia ficar de fora da lista dos melhores apps de tradução, não apenas por ser um dos mais conhecidos e utilizados em nosso dia a dia, mas também pelo fato de ser rápido, prático e eficiente.

No Google I/O 2016, uma conferência anual de programadores que ocorre em São Francisco na Califórnia, foi divulgado pelo próprio Google que o aplicativo traduz por volta de 143 bilhões de palavras por dia, entre 100 idiomas diferentes, ou seja, é mais de 1,65 milhão de palavras por segundo.

Os recursos convencionais de tradução já são bem conhecidos e utilizados em certas ocasiões no dia a dia, mas o app também estende sua funcionalidade a viagens, com recursos que muitos ainda não conhecem.

Ao abrir o aplicativo, existe uma opção chamada “câmera”, a qual aparece abaixo da seção em que o texto é digitado. Ao selecioná-la e confirmar a caixa de diálogo que aparece, você pode começar a usar a tradução instantânea de uma maneira bem interessante.

Ao apontar a câmera para alguma placa, cardápio, mapa ou qualquer outro tipo de conteúdo, você pode escolher o idioma de origem ou deixar que ele selecione automaticamente e, então, os textos serão traduzidos em tempo real na tela do seu celular.

Isso é muito bom para quem não sabe com certeza qual é o idioma específico do local ou que não queira ter o trabalho de escolher na lista. Dessa forma, você praticamente terá um intérprete no seu bolso.

Além disso, também existe a tradução por voz, que ajuda a conversar com pessoas de outros países sem ter que necessariamente dominar a fala daquele idioma.

iTranslate

Pode parecer estranho ou até mesmo um pouco engraçado, mas existem outras opções de aplicativos de tradução além do oferecido pelo Google, como o iTranslate, o qual está entre os principais desse setor.

De acordo com o próprio site, ele permite que turistas, estudantes, profissionais de negócios, empregadores e equipes médicas leiam, escrevam e falem mais de 100 idiomas em qualquer lugar do mundo.

Ele merece um lugar entre os melhores apps de tradução pelas traduções offline, opção de traduzir sites, dicionário, conjugação de verbos e uso da câmera para traduções instantâneas, além de aplicativo para o Apple Watch, o que te permite levá-lo nos pulsos, literalmente.

O app oferece uma versão gratuita, mas com recursos limitados. Para desfrutar deles na íntegra, é preciso pagar por uma assinatura mensal ou anual.

Mulher usando app de tradução no exterior

TripLingo

Os melhores apps de tradução não precisam ser necessariamente aqueles voltados apenas para a tradução. O TripLingo deixa isso bem claro com suas funcionalidades diferenciadas, ideais para quem deseja se parecer quase como um nativo do local para onde se está viajando.

O primeiro passo é escolher um destino. Ao selecionar a França, por exemplo, o app faz o download de um pacote de informações com tradutor de voz e de imagens, além de uma seleção de frases em francês e dicas de quando dizê-las e até mesmo um discador via Wi-Fi para fazer ligações.

Ele também possui uma seção especial com dicas sobre gorjeta, segurança e normas culturais para assegurar que você conseguirá lidar bem com o país no qual estiver e sem passar por dificuldades que poderiam ser evitadas.

A seção de frases é bem ampla, com itens de humor, diversão, vida noturna, entre outros, ou seja, ele traz toda a praticidade que você precisa. A versão gratuita já traz alguns recursos e frases, os quais são ampliados com a versão paga.

Veja também: Pensa em estudar no exterior? Veja oito dicas para embarcar nessa jornada.

Waygo

Se você vai viajar para China, Japão ou Coreia do Sul, então o Waygo pode salvar o seu passeio de diversas maneiras, uma vez que muitos ocidentais não conseguem entender os caracteres asiáticos, bem diferentes do alfabeto que usamos.

Seu principal recurso é a tradução por meio da câmera, como outros dos melhores aplicativos de tradução também fazem, com a diferença de que ele não precisa de internet para funcionar, o que é uma ajuda e tanto para quem ainda não comprou o seu chip local.

Quem está preocupado em relação ao que pedir para comer durante uma viagem encontra nesse app um belo recurso, o qual mostra fotos dos pratos para que os viajantes saibam do que se trata e, assim, possam fazer o melhor pedido de acordo com o que gostam.

Outro bom recurso é a ajuda com a pronúncia de determinadas palavras, de modo que você não se confunda e acabe falando uma coisa bem diferente do que pretendia. Outro destaque é que o app é gratuito.

Tenha os melhores apps para ajudar em sua viagem

Depois de correr atrás dos vistos internacionais e ter resolvido os trâmites burocráticos da viagem, a comunicação e a compreensão do idioma local aparecem como as principais preocupações, as quais podem ser solucionadas, parcial ou totalmente, mediante o uso de cada um dos aplicativos acima.

Recursos como detecção automática de idioma e tradução pela câmera despontam como os principais para quem não entende praticamente nada sobre uma determinada língua, mas também é ótimo poder recorrer a dicas locais para ter uma viagem mais divertida e tranquila.

Conte com uma empresa de tradução para ajudar nos trâmites de seus documentos e com os melhores apps de tradução para quando estiver visitando outro país. Assim, seja qual for o destino da sua viagem, você conseguirá aproveitar ao máximo.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas