Confira curiosidades sobre os poloneses e a Polônia

Curiosidades sobre a língua polonesa

Localizado no Leste Europeu, o país com 38 milhões de habitantes é um dos destinos dos brasileiros que buscam intercâmbio no exterior

Embora muitos historiadores indiquem o estabelecimento do Estado polonês a partir do ano 966, o Reino da Polônia foi oficialmente fundado em 1025. Hoje, o país é o nono maior da Europa e conta com 38 milhões de habitantes falando a língua polonesa.

O ensino superior polonês é um dos quatro maiores em número de estudantes matriculados, isso devido à qualidade e à tradição das universidades, então muitos estrangeiros, inclusive brasileiros, se inscrevem todos os anos para estudar lá.

Neste artigo, listamos algumas curiosidades sobre a Polônia, um dos países da União Europeia com o custo de vida mais atraente para se visitar ou para fazer intercâmbio.

1 – Um país muito religioso

A Polônia é um país de maioria religiosa e a Igreja Católica tem uma grande influência sobre os costumes e as tradições locais. Por exemplo, foi graças à Igreja Católica que o país aprovou uma lei em que é proibido o comércio aos domingos.

Um dos principais líderes da Igreja Católica no século passado, o Papa João Paulo II – nascido Karol Józef Wojtyla – era polonês. Ele nasceu em 1920 na cidade de Wadowice, localizada a cerca de 50 quilômetros da cidade de Cracóvia.

2 – Comidas típicas polonesas

As sopas estão entre os alimentos mais consumidos pelos poloneses, mas um tipo em especial se destaca: a sopa de beterraba. Para se ter uma ideia, é possível comprar esse tipo de sopa até mesmo em máquinas similares às de café, tamanha é a popularidade.

Você poderá encontrar essa iguaria em praticamente todos os restaurantes da cidade. Outros pratos típicos são o guisado de carne de porco e o kartacze, uma espécie de ravióli recheado com carne e cogumelos.

3 – Cogumelos para todos os lados

Mais de 30% do território da Polônia é coberto por bosques e neles crescem cogumelos. Não é à toa que muitos pratos típicos da culinária local levam esse ingrediente. Além das sopas, há também os famosos pierogis, os pasteis poloneses.

Os pierogis podem ser recheados de diversos sabores, mas é comum que em quase todos eles os cogumelos estejam presentes. Portanto, se você gosta de cogumelos, a Polônia é o lugar ideal para experimentar, dada a ampla variedade que o país oferece dessa iguaria.

4 – Os mistérios da língua polonesa

O alfabeto polaco é composto por 32 caracteres, sendo oito vocálicos e 24 consonânticos. Além disso, o país é subdividido em cinco grandes zonas dialetais, correspondentes às regiões histórico-geográficas da Grande Polônia, Pequena Polônia, Silésia e Cassúbia.

Como curiosidade, não há artigos na língua polonesa. Por essa razão, a língua é altamente flexível e os substantivos, adjetivos, pronomes, numerais e todas as classes de palavras podem ser declinadas em até sete casos diferentes: nominativo, genitivo, dativo, acusativo, instrumental, locativo e vocativo.

Fachada de um comércio na Polônia

5 – Cidades com mais de 500 mil habitantes

A distribuição populacional é diversificada na Polônia. A cidade mais populosa é a capital do país, a cidade de Varsóvia, onde há 1,7 milhão de habitantes. As cidades de Cracóvia e Lodz têm cerca de 750 mil habitantes cada.

Em seguida, vêm as cidades de Breslávia, com 631 mil habitantes, e Poznán, com 554 mil habitantes. Além dos poloneses – 96% da população –, o país recebe também muitos alemães, bielorrussos e ucranianos.

6 – Inglês e alemão como segunda língua

Grande parte dos cursos oferecidos nas universidades polonesas estão disponíveis apenas em língua polonesa. No entanto, para os estrangeiros, há opções em alemão e inglês. Ambos os idiomas são hoje considerados as segundas línguas mais comuns do país.

No passado, o idioma russo era a segunda língua oficial do país, mas isso mudou no início dos anos 90. Hoje, é menos comum encontrar poloneses que sejam fluentes também em russo, especialmente entre os mais jovens.

Veja também: Como conseguir cidadania polonesa?

7 – Investimento em pesquisa e desenvolvimento

Diversas entidades internacionais apontam a Polônia como um dos principais destinos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento na Europa. Empresas multinacionais, tais como Google, Hewlett-Packard, IBM, Intel, LG Electronics, Microsoft, Motorola, Siemens e Samsung criaram centros de pesquisa e desenvolvimento na Polônia.

Grande parte disso se deve ao ótimo sistema educacional polonês. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) classifica a Polônia como o décimo melhor país do mundo em termos de educação. São mais de 500 instituições de nível universitário por lá.

8 – Rica tradição de tolerância e pacifismo

A Polônia é um país com tradição de longa data com relação à tolerância a minorias, sejam elas religiosas, raciais ou nacionais. Os níveis de igualdade de gênero na Polônia também estão entre os mais altos.

Uma curiosidade: a Polônia foi o primeiro país do mundo a abolir os castigos corporais em todas as suas formas. Embora tenha sofrido durante a Segunda Guerra Mundial, o país hoje é considerado um território pacífico e que recebe muito bem os seus visitantes.

Polônia: vale a pena conhecer

Com múltiplas influências culturais, a Polônia é um país que pode ser considerado uma parte viva da história mundial. Mesmo após ter sofrido com a Segunda Guerra Mundial, o país se reergueu e manteve alguns locais históricos seculares preservados.

Paralelamente, os poloneses investiram em modernidade e hoje a cidade de Varsóvia, por exemplo, pode ser considerada uma das grandes cidades do mundo. Shoppings e lojas estão presentes em grande número e o câmbio é bastante atrativo para os brasileiros.

Por fim, a Polônia é conhecida por ter uma vida noturna pulsante na Europa e por oferecer bons níveis de segurança para os visitantes. Sem sombra de dúvidas, trata-se de um destino que deveria figurar na sua lista de desejos.

Agora que você já conhece mais sobre a Polônia, conte com a Fidelity para traduzir seus documentos e te dar todo o suporte em relação ao idioma. Uma empresa de tradução confiável, experiente e que fará toda a diferença nesse processo.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas