Confira os benefícios do inglês corporativo para sua empresa

Profissional de inglês para negócios

Tal investimento tem potencial para trazer excelentes resultados a curto, médio e longo prazo

Você já deve ter ouvido falar que o inglês é uma língua universal, não é? Isso faz com que o inglês para negócios seja como um grande desejo por parte das empresas.

O conhecimento é sempre um belo diferencial no mercado, principalmente com a competitividade que vemos hoje, mas diferente do que se pode imaginar, sua obtenção não é tão complicada e nem demanda investimentos que não caibam no orçamento da sua empresa.

Vamos falar sobre as vantagens que tal conhecimento pode trazer à sua empresa, as quais mostrarão como realmente vale a pena investir no inglês corporativo.

O inglês para negócios é comum no Brasil?

Menos do que deveria. Ao mesmo tempo em que esse é um indicativo sério, ele chama a atenção para o fato de que quem o possui tem grandes chances de se destacar perante a concorrência.

Para ilustrar melhor essa questão, nós separamos alguns dados, números e estatísticas sobre o assunto, acompanhados de suas respectivas fontes. Confira:

  • Uma pesquisa de proficiência em inglês feita pela Education First (EF) em 2018 avaliou os conhecimentos no idioma de 1,3 milhão de adultos em 88 países nos quais o inglês não é a língua nativa. O Brasil ficou na 53ª posição, o pior resultado dos últimos 5 anos. Em 2017, a posição era a 41ª.
  • Outra pesquisa – também feita pela EF – mostra que 75% das empresas do Brasil afirmam que o inglês é bastante útil no trabalho, ou seja, os níveis de proficiência não estão alinhados com as necessidades do mercado.
  • A Pesquisa dos Executivos 2011 feita pela Catho Online mostrou que somente 11% dos candidatos comunicam-se sem dificuldades em inglês, sendo que apenas 3,4% têm a capacidade de falar fluentemente sobre qualquer assunto.
  • Uma pesquisa acadêmica feita pela professora Carla D’Elia, Mestre em Letras – Inglês pela USP (Universidade de São Paulo), com responsáveis pela área de Recursos Humanos de 62 empresas mostrou que 85% dos entrevistados acham que o nível de inglês é capaz de definir a opção pelos candidatos. Um total de 93% afirmou que falar bem durante a entrevista é o ponto que mais pesa nesse quesito.

Mesmo com informações de diferentes fontes, o veredito é igual: inglês para negócios é essencial. Hoje ele ainda pode ser considerado como um diferencial, mas é provável que chegue um momento no qual o conhecimento da língua seja obrigatório, especialmente para vagas em cargos hierarquicamente mais altos.

Quais são os benefícios proporcionados pelo inglês para negócios?

Além das vantagens que ele pode trazer para a vida pessoal, onde muitas portas são abertas e diversas oportunidades surgem, também há ótimos pontos no meio comercial e corporativo, como os seguintes:

Idioma universal

Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas falem inglês em todo o mundo, o que o torna o maior idioma em quantidade de falantes, além de ser o terceiro maior em falantes nativos. Essa fama não é à toa, o que significa que as chances de se comunicar com empresas de todo o mundo aumentam consideravelmente.

Internacionalização dos negócios

Quem quer tornar a sua empresa uma multinacional precisa investir no inglês corporativo, justamente pelo fato de ser uma língua universal. Expandir os negócios para além das fronteiras nacionais pode trazer resultados fantásticos em termos financeiros e de exposição da sua marca.

Crescimento também no mercado nacional

Quando o inglês para negócios é incorporado à cultura da empresa e ela se internacionaliza, o crescimento também ocorre dentro do seu país de origem. Afinal, tanto para os clientes quanto para potenciais parceiros, a confiabilidade demonstrada por quem atua em diferentes países é muito maior.

Oportunidade de participar de viagens corporativas

A globalização é crescente em todo o mundo, o que significa que viagens a negócios não são mais coisas inacessíveis, muito pelo contrário. Quando o inglês para negócios faz parte da empresa, ela se torna apta a realizar tais viagens, seja para participar de eventos, fechar novos negócios e parcerias ou conhecer o mercado estrangeiro na prática.

Maior quantidade de trabalhos acadêmicos

Nada impede a empresa de investir em ciência e conhecimento para que, com isso, possa fazer descobertas interessantes e divulgá-las no mundo acadêmico, sendo que isso também atua como uma prova de sua especialidade.

Um estudo feito pelo periódico Research Trends em 2012 examinou 21 mil artigos de 239 países e concluiu que 80% deles estavam escritos inteiramente em língua inglesa, o que deixa clara a importância do inglês para negócios também nesse quesito.

Inglês para empresa

O idioma da tecnologia

As inovações tecnológicas são capazes de revolucionar as empresas e indústrias em larga escala, contudo a imensa maioria de tais novidades está disponível somente em inglês. Quem tiver conhecimento do idioma poderá aproveitar novos recursos bem antes da concorrência.

Como investir no inglês corporativo na sua empresa?

Depois de conhecer todos os benefícios, fica evidente como o domínio da língua inglesa é imprescindível, mas os meios para obter tal conhecimento ainda podem levantar dúvidas.

Basicamente, sua empresa pode recorrer aos seguintes caminhos para isso:

Contratar aulas de inglês particulares

Converse com os seus colaboradores e saiba quais deles têm interesse e disponibilidade em aprender o idioma.

Então, contrate uma escola ou um professor particular especializado em inglês para negócios e ofereça as aulas nas dependências da empresa ou em uma instituição de ensino. Se o horário de aula escolhido estiver dentro da jornada de trabalho, a participação dos colaboradores deve aumentar ainda mais.

Subsidiar o estudo por conta própria

Mediante uma negociação com os colaboradores que demonstrarem interesse, a empresa pode pagar uma parte do valor das aulas ou mesmo o valor integral, de modo que cada um dos interessados possa escolher os melhores dias e horários conforme sua agenda e, assim, melhorar os conhecimentos sobre a língua inglesa com o passar do tempo.

Recomendar o estudo de inglês

Essa é uma possibilidade também válida, mas cujos resultados podem ser menos eficientes devido ao fato de que não haverá uma ajuda financeira por parte da empresa para os estudos dos colaboradores.

As duas primeiras alternativas são as mais indicadas, pois o interesse dos colaboradores tende a aumentar com o incentivo da empresa, além do fato de que isso também pode contribuir com sua carreira e até mesmo com sua vida pessoal.

Faça o que estiver ao seu alcance para incentivar o estudo do inglês para negócios em sua empresa e sempre conte com uma boa empresa de tradução para as necessidades que aparecerem. Assim, o futuro dos seus negócios tende a ser o melhor possível.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas