Como se preparar para estudar em uma universidade no exterior

Dicas para estudar no exterior

Preparar-se para estudar no exterior exige mais do que você imagina. Confira aqui algumas dicas para te ajudar durante esse momento

Você encontrou uma ótima universidade para estudar no exterior, foi aceito e agora está animado para começar a sua aventura internacional. Primeiramente, parabéns – agora é só uma questão de se preparar para a grande viagem.

Porém, o que você deve levar? Você precisa de seguro viagem? Como você deve lidar com a cultura e o idioma enquanto estiver fora?

Para te ajudar a embarcar nessa nova etapa, separamos nossas melhores dicas sobre como se preparar para estudar no exterior. Confira abaixo:

Separe a documentação necessária

Como você deve imaginar, estudar no exterior significa viajar para outro país. Para fazer isso, você precisará de um novo tipo de documento de identificação, um passaporte.

Por isso, quanto antes você se preparar para ter esse documento em mãos, melhor.

Você será solicitado a mostrar o seu passaporte ao sair do Brasil e ao entrar no seu país de destino e, dependendo do seu destino, também é necessário ter um visto para estudar no exterior.

A propósito, é interessante que você saiba que, em alguns casos, a tradução do seu passaporte pode ser solicitada.

Esse costuma ser um processo delicado, uma vez que a tradução de um documento dessa natureza é de extrema importância, pois ele é o principal registro de uma pessoa na entrada e permanência em outro país.

Esse tipo de serviço é chamado de tradução juramentada – ou tradução pública – e sua realização deve ser feita exclusivamente por um profissional capacitado e habilitado a realizar esse tipo de tarefa.

Outra grande dica em relação à sua documentação é separar cópias digitais e cópias impressas de todos os seus documentos importantes (como passaporte, seguro, informações da empresa do cartão de crédito etc.) e guardá-las em locais diferentes.

É melhor deixar uma cópia em casa com a sua família ou amigos e ter uma cópia digital e uma impressa com você. A versão digital deve estar em algum lugar seguro, mas facilmente acessível, como a sua caixa de entrada de e-mail ou em um servidor em nuvem.

Pesquise os costumes, a cultura e as pessoas locais do seu destino

Reserve um tempo para se familiarizar melhor com o país no qual você vai ficar. Isso significa conhecer, mesmo que brevemente, a cultura, a história, a geografia, a economia e o governo da sua futura casa. Sua experiência de estudo no exterior será enriquecida e seu tempo lá será mais significativo.

Converse com outras pessoas que estiveram lá e procure oportunidades para assistir filmes e ler mais sobre o país em questão e a sua cultura. Além disso, essa pesquisa ajuda a evitar quaisquer gafes ofensivas que você pode cometer.

Mesmo conhecer as frases mais básicas no idioma local pode fazer muita diferença na superação dos primeiros dias de adaptação.

Verifique o clima

Isso é crucial para ajudar a organizar a sua mala, pois você precisará saber quais são as roupas e os calçados mais adequados para levar na sua viagem.

Verifique alguns sites meteorológicos diferentes para garantir uma visão bastante precisa de como será o clima e planeje de acordo.

Se estiver ensolarado e quente, não se preocupe em levar agasalhos e cobertores grossos. Na mesma linha, você provavelmente não precisará de sandálias ou shorts se estiver indo a algum lugar com temperaturas negativas.

Não se force a comprar tudo antes de chegar ao seu destino: você sempre pode comprar algumas coisas quando chegar lá.

Lembre-se também do seu limite de bagagem. Algumas companhias aéreas têm franquias de bagagem muito rígidas, portanto verifique isso ao fazer as suas malas.

Considere o seu estilo de vida

Pense no local para onde você está indo e que tipo de estilo de vida você pode levar enquanto estiver lá. Se você estiver indo para uma cidade movimentada, leve sapatos confortáveis ​​para muitas caminhadas.

Além disso, considere como pode ser a comunidade local enquanto estiver fazendo as suas malas. Se você estiver indo para um país bastante conservador, lembre-se disso ao arrumar as suas coisas e leve roupas que cumpram as expectativas da sociedade.

Estudantes no exterior

Faça seguros

Isso é crucial quando você estiver no exterior, caso aconteça algo com você ou com os seus pertences. Faça diversos orçamentos para encontrar o melhor negócio e veja também se há algum desconto para estudantes.

Os seguros para os seus bens podem ser úteis caso sua mala seja extraviada ou se algo for roubado ou danificado, por exemplo.

As coberturas do seu plano podem variar de acordo com o pacote contratado, como por exemplo:

  • Cobertura se o seu voo estiver atrasado ou for cancelado;
  • Bagagem extraviada;
  • Pertences pessoais roubados ou danificados;
  • Evacuação em caso de emergência sanitária ou desastre natural.

Também vale a pena verificar que tipo de seguro de saúde você pode precisar enquanto estiver no exterior.

Verifique também se você precisa tomar alguma vacina antes de viajar, verifique se você tem um bom suprimento de prescrições regulares, caso precise, e se você está coberto caso fique doente ou se machuque enquanto estuda no exterior.

Atualize as suas habilidades no idioma

Mesmo se você só conhecer as frases mais básicas no idioma local, isso pode fazer muita diferença na superação dos primeiros dias da sua adaptação.

Inscreva-se nas aulas, peça ajuda a amigos fluentes e faça o download de aplicativos de ensino de idiomas, como o Duolingo, e de podcasts falados no idioma para você ouvir no trajeto diário para a escola – tudo isso ajuda.

Coloque o plano em prática

Viajar, por natureza, implica em um pouco de caos. Pode haver conexões perdidas, alterações inesperadas de última hora no plano ou alguns outros bloqueios repentinos.

Se você aprender a superar desafios e rir um pouco das situações adversas, sua experiência de estudar no exterior não será apenas por aprendizado na sua área, você também aprenderá muitas outras coisas e crescerá significativamente como pessoa – o que é sempre um bom presságio para o seu futuro.

Embarque nessa nova aventura

Agora que você já viu alguns fatores importantes que devem fazer parte da sua preparação para estudar no exterior, não esqueça de dar a devida atenção principalmente para a parte da documentação, uma vez que é ela que vai ser a responsável por garantir a sua estadia de forma legal no seu país de destino.

Caso precise de algum tipo de serviço de tradução juramentada, lembre-se de contar com um tradutor especializado e habilitado a realizar esse tipo de tarefa.

A Fidelity Translations atua nas principais vertentes de tradução e tem os profissionais ideais para executar qualquer tipo de serviço, com prazos flexíveis e compromisso com a qualidade.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas