Documentos para tirar o visto americano: do que você precisa?

Tirar o visto para os Estados Unidos é um sonho que pode ser realizado com bastante praticidade se você seguir o processo corretamente e tiver os documentos necessários

O sonho americano está presente no coração de muitos brasileiros, seja para conhecer a terra do Tio Sam a turismo ou até mesmo para um intercâmbio ou a trabalho. Para isso, é fundamental saber quais são os documentos necessários para tirar o visto americano.

Esse ainda é um assunto que fica um pouco nebuloso na cabeça de algumas pessoas, pois elas acham que é quase impossível tirar o visto devido à complexidade do processo, mas ele é bem mais simples do que parece.

Depois de saber quais são os documentos necessários e como os procedimentos são bem simples e práticos, você verá que não precisava ter medo ou receio para conseguir o seu tão sonhado visto!

Qual é a finalidade do visto americano?

Para tirar todas as dúvidas de uma vez por todas, o ideal é explicar todo o processo.

De acordo com o estudo Visa Restrictions Index 2016, elaborado pela International Air Transport Association (IATA) em parceria com a empresa de assessoria Henley & Partners, quem tem o passaporte brasileiro pode visitar 153 dos 218 países e territórios sem necessidade de visto.

Os Estados Unidos da América estão entre os países que não entram nessa conta, uma vez que exigem dos visitantes brasileiros a posse de um visto americano para que possam entrar legalmente em seu território.

Para isso, é necessário passar pelo processo de obtenção do visto, ou seja, reunir todos os documentos para tirar o visto americano e ser aprovado na entrevista. Depois de concluído e com o visto no passaporte, já é possível ir aos Estados Unidos.

Como se inicia o processo de obtenção do visto americano?

O primeiro passo é acessar a página de Nonimmigrant Visa – ou vistos de não imigrantes – disponibilizada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e preencher o formulário DS-160.

Ao acessar a página, você deverá escolher em qual cidade realizará o processo para tirar o visto americano (Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) e digitar o código de verificação da página.

Depois é só seguir os passos solicitados no site. As informações estão em inglês, mas a plataforma conta com uma ferramenta que as traduz para o português caso você não domine a língua inglesa – é só deixar o cursor do mouse sobre os textos.

As dicas e os documentos para quem quer estudar no exterior também se aplicam a quem deseja apenas conhecer os Estados Unidos em uma viagem de turismo, que são os casos de vistos que não precisam de uma petição.

Para vistos desse tipo, depois de concluir o processo no site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, é preciso pagar a taxa de solicitação de visto (MRV) no valor de US$ 160,00 para dar andamento ao processo.

O próximo passo será o agendamento da entrevista, que é quando você apresentará os documentos para tirar o visto americano.

Quais são os documentos necessários para tirar o visto americano?

O número do boleto do formulário DS-160 e o seu comprovante de pagamento serão os primeiros documentos que você deverá possuir para poder agendar a entrevista, depois de ter aguardado o prazo de dois dias úteis para a comprovação do pagamento efetuado.

Então, a entrevista poderá ser agendada por telefone ou no site oficial de Informação e Agendamento de Visto de Não Imigrante (temporário) da Embaixada dos EUA no Brasil. Você também precisará do número do seu passaporte.

Será necessário agendar uma data para a coleta de suas fotos e impressões digitais em um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, também chamado de CASV. No agendamento, você também escolherá a forma de entrega do seu visto.

Para o CASV você também precisará levar os documentos para tirar o visto americano que são: o passaporte original, a página de confirmação do formulário DS-160 e todos os documentos solicitados na hora de preencher o formulário.

Posteriormente, você passará por uma entrevista, a qual poderá ser feita em uma Embaixada ou em um Consulado. Além dos documentos para tirar o visto americano que você já levou ao CASV, será necessário levar
alguns outros.

No momento da entrevista é importante demonstrar que o seu interesse em ir aos Estados Unidos é somente para uma visita turística, não para uma possível imigração. Por isso, é importante demonstrar a sua estabilidade no Brasil.

Passaportes anteriores (se tiver), certidão de casamento (caso seja casado), carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, extratos bancários dos últimos três meses, documentos de imóveis e automóveis, além de outros documentos que comprovem sua situação socioeconômica também devem ser levados.

Pode até ser que alguns desses documentos não sejam solicitados, mas é melhor estar em posse deles no momento da entrevista do que correr o risco do processo não dar certo por estar faltando algum documento.

O controle de saída e entrada nos Estados Unidos costuma colocar um pouco de medo nas pessoas que se submetem a esse processo, mas não é preciso se sentir assim: basta fazer tudo certo e ser sincero na hora da entrevista.

Todas as comprovações que serão feitas com os documentos para tirar o visto americano que você tiver levado farão com que as chances de ser aprovado na entrevista sejam enormes, então não há motivo para se preocupar.

As perguntas feitas na entrevista costumam ser as mesmas que foram respondidas no formulário DS-160, então é só se concentrar, não apresentar nenhuma contradição e aguardar a aprovação.

Após aprovado, é só esperar para receber seu visto americano em casa ou retirá-lo no CASV, de acordo com o que tiver sido escolhido no momento do agendamento da entrevista.

O prazo para obter o visto americano pode variar. Ele pode chegar a aproximadamente 60 dias, caso aconteça algum problema. Por isso, recomenda-se tratar do assunto com antecedência ou saber como recorrer ao visto de emergência.

É preciso traduzir algum documento?

Em alguns casos, sim. Se você precisar comprovar a validade de qualquer documento enquanto estiver nos Estados Unidos, ele precisará passar pelo processo de tradução juramentada.

Também conhecido como tradução pública, esse serviço é necessário se você precisar apresentar, por exemplo, um certificado de conclusão do ensino médio para ingressar em uma faculdade americana – ou qualquer outro tipo de documento que precise ser apresentado em algum órgão ou instituição.

Se você levar apenas o documento original redigido em português, ele não terá validade nos Estados Unidos, já que estará em outro idioma que não o idioma oficial do país. Portanto, todos os documentos para tirar o visto americano que se enquadrarem nessa situação precisarão passar pelo processo de tradução juramentada.

 

Consiga o seu tão sonhado visto americano!

O processo pode ser um pouco burocrático, o que é necessário para garantir a sua segurança e eficiência, mas obter um visto americano é muito mais simples do que parece.

Por isso, se você deseja realizar esse sonho, não perca mais tempo: reúna os documentos para tirar o visto americano, conte com os serviços de tradução e torne-se o mais novo habilitado a visitar os Estados Unidos da América!

Solicite sua Tradução