Planejando morar fora em 2021? Veja os documentos que irá precisar

Confira nossa lista com 7 dos principais documentos necessários para morar em outro país

Mudar-se para um novo país costuma ser um processo empolgante, porém árduo. Não apenas envolve mudar toda a sua vida a milhares de quilômetros de distância, mas também significa ter que navegar em uma abundância de papelada e burocracia. 

Para que sua mudança internacional seja bem-sucedida, você precisará levar todos os documentos importantes com você. Aqui estão 7 dos principais documentos necessários para morar em outro país. Confira:

1 – Passaporte

Para viajar e/ou mudar para o exterior, você precisará de um passaporte oficial emitido pelo governo. Esse documento é a coisa mais importante que você precisa ao se mudar para o exterior. 

Um passaporte emitido pelo governo certifica a identidade e a cidadania do portador. A maioria dos países não permite a entrada de viajantes sem um passaporte oficial. 

Se você e sua família não possuem passaporte e planejam se mudar, recomendamos iniciar o processo de inscrição o mais rápido possível. A obtenção de um passaporte pode levar de algumas semanas a alguns meses. 

2 – Visto

Mudando para um novo país? Além do passaporte, você certamente precisará de um visto. O visto é um documento oficial de viagem colocado dentro do seu passaporte, o qual permite ao viajante permanecer em um determinado país para uma finalidade específica e por um determinado período.

O visto é autorizado e emitido pelo país onde você deseja morar, trabalhar e/ou visitar. A maioria dos países oferece uma variedade de vistos. 

Exemplos de diferentes tipos de vistos incluem o visto de curta duração, o visto de residência e o visto de turista. Para obter mais informações sobre como obter um visto, certifique-se de entrar em contato com o consulado do país de destino para o qual deseja se mudar.

3 – Visto de trabalho

Embora um visto possa permitir que você entre em um determinado país, provavelmente ele não permitirá que você trabalhe lá. 

Muitos países exigem que os recém-chegados obtenham uma autorização de trabalho oficial para poderem trabalhar no país. 

Se você estiver se mudando para um novo país com o intuito de trabalhar, seu empregador deve ser capaz de ajudá-lo a obter uma autorização de trabalho ou, pelo menos, ser capaz de apontar a direção correta. Para obter mais informações sobre como obter um visto de trabalho, não deixe de entrar em contato com o consulado do país de destino.

4 – Certidão de nascimento

Ao se mudar para um novo país, é importante que você mantenha todos os documentos pessoais com você durante a mudança. 

Isso inclui sua certidão de nascimento original, bem como várias cópias traduzidas de forma oficial, ou seja, por meio de tradução juramentada. A certidão é um documento oficial emitido no nascimento para identificar o nome, sexo, data e local de nascimento, e pais de uma pessoa. 

Se você não encontrar a sua certidão de nascimento em casa, recomendamos verificar com seus pais – há uma boa chance de eles terem uma cópia.

documentos para morar fora do país

5 – Registros médicos

Esteja você se mudando para o exterior por um longo período de tempo ou apenas por uma breve temporada, você precisará levar todos os seus registros médicos com você. 

Afinal, você nunca sabe quando uma doença vai atacar. Ao viajar para o exterior, é sempre aconselhável não arriscar a sua saúde. Depois de se mudar para o novo país, recomendamos estabelecer um seguro médico o mais rápido possível.

Ao providenciar cópias de seus registros médicos, não se esqueça de incluir também todos os seus registros de imunização, bem como os da sua família. 

6 – Registros escolares

Por falar em escola, certifique-se de levar cópias traduzidas de todos os registros escolares com você ao se mudar para o exterior. Isso é especialmente importante quando há uma mudança com crianças em idade escolar. 

Normalmente, a escola de uma criança no exterior precisará de traduções com históricos de notas dos alunos.

Outros registros escolares importantes para levar com você quando você se mudar incluem anotações de professores, diplomas, cartas de recomendação e históricos escolares.

7 – Certidão de casamento

A certidão de casamento é um registro oficial de que um casal foi legalmente casado em um determinado dia e em um determinado lugar. 

A certidão de casamento é necessária para a mudança de sobrenome, para fins fiscais e para comprovar a relação conjugal. Quando se mudar para o exterior, não deixe sua certidão de casamento no Brasil, traga cópias da certidão original e traduções. 

Da mudança de cidadania ao pagamento de impostos, você nunca sabe quando poderá precisar desse documento, portanto, mantenha-o em um lugar seguro o tempo todo.

Outros documentos necessários para morar no exterior incluem:

  • Registros dentários;
  • Procurações;
  • Documentos de custódia infantil;
  • Papéis de divórcio;
  • Carteira de motorista;
  • Registros de impostos;
  • Cartão do plano de saúde;
  • Documentos de seguro;
  • Testamentos;
  • Papéis de adoção;
  • Registros de vacinação de animais de estimação.

Quatro dicas em relação aos documentos necessários para morar em outro país

Algumas dicas relacionadas aos seus documentos incluem:

  • Sempre leve muitas cópias. Recomendamos ter de duas a cinco cópias por documento em mãos ao viajar para o exterior;
  • Não despache documentos com os seus outros pertences. Faça o que fizer, evite embalá-los com cargas a serem despachadas. Seus documentos podem ser perdidos ou danificados durante o transporte. Você também precisará desses documentos para provar a sua identidade ao entrar em um novo país;
  • Mantenha os documentos com você durante a mudança. Para evitar perdê-los, recomendamos colocá-los em uma pasta de arquivo segura em sua bagagem de mão;
  • Coloque os documentos em um local seguro e protegido quando você chegar em seu novo país. Seja em um cofre ou em um arquivo, certifique-se de mantê-los organizados e protegidos o tempo todo.

Vai se mudar em breve?

Como você viu, existem vários documentos necessários para morar em outro país e você precisa se organizar para que não ocorram imprevistos indesejáveis.

Não esqueça de contar com os serviços de tradução adequados e prepare várias cópias de cada arquivo.

Embora mudanças internacionais sejam certamente estressantes, descobrir como você vai se mudar para o exterior não precisa ser. Quando chegar a hora de se mudar, conte com a Fidelity Translations para atender qualquer demanda relacionada com a tradução juramentada dos seus documentos.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas