Documentos Fiscais: Entenda O Que √Č

Os empres√°rios costumam ter muita dor de cabe√ßa com a burocracia das documenta√ß√Ķes que existe no pa√≠s ‚Äď empreender n√£o √© tarefa f√°cil e exige conhecimento jur√≠dico.
Os documentos fiscais são alguns dos primeiros tópicos a serem pensados, afinal, ninguém quer manter um negócio próspero sem que esteja em conformidade com a lei. Mas o que eles são, para que servem e será que é realmente necessário guarda-los por muito tempo?
Para facilitar o seu entendimento sobre esse assunto e responder todos esses questionamentos, que √© muito comum no mundo empresarial, criamos este artigo. Dividimos ele em t√≥picos curtos para que a leitura fique mais din√Ęmica.

O que s√£o documentos fiscais?

Documentos Fiscasis

A fiscalidade é um processo pelo qual há a arrecadação de receitas por parte do estado (Receita Federal) visando o investimento aplicado nas necessidades dos cidadãos.
Logo, um documento fiscal é algo que prove a transação de vendas e compras de serviços e produtos das companhias para as pessoas ou para outras empresas.
De todos os documentos fiscais existentes (que são muitos) o mais conhecido é a nota fiscal.
Por√©m, n√£o h√° um √ļnico modelo padronizado para uma nota como esta ‚Äď isso se explica pelo fato de haver dois tipos de impostos (servi√ßos e produtos).
Al√©m dela h√° os carn√™s de pagamento, ingressos, cupons, recibos, declara√ß√Ķes, autoriza√ß√Ķes… Tudo isso faz parte dos documentos fiscais.
O que √© importante saber √© que, conforme o Minist√©rio da Fazenda, todas as institui√ß√Ķes que efetuam opera√ß√Ķes tribut√°veis est√£o obrigadas a emitir tais documentos ‚Äď mesmo que a presta√ß√£o seja isenta dos impostos.
No mercado existem tamb√©m os documentos n√£o fiscais, que n√£o s√£o aconselh√°veis pelo Minist√©rio e pode resultar em multas e complica√ß√Ķes judiciais.

√Č preciso guardar os documentos fiscais?

Esses documentos legais são necessários na hora de fazer a declaração de impostos e o recomendado é que sejam guardados por, ao menos, 5 anos.
Há algumas dicas importantes: os cupons de prestação de serviço devem ser armazenados a se contar do dia da prestação da atividade. E o livro fiscal, desde a data de encerramento.
Já os documentos que estão em casos de processos em andamento devem ser arquivados até que a decisão seja concluída.

E os documentos fiscais eletr√īnicos ‚Äď s√£o iguais?

Documentos Digitais

Para fiscalizar ainda mais as empresas, o governo implantou a Nota Fiscal Eletr√īnica ‚Äď a mudan√ßa √© para o fato de que a presta√ß√£o de servi√ßos a Receita Federal √© feita de forma mais r√°pida.
Além disso, a economia para a empresa está na infraestrutura, já que não é mais necessário arquivar todos os papeis de forma física.

Você precisa ter um melhor entendimento sobre os documentos para evoluir na vida profissional, e é imprescindível saber como traduzir os textos em inglês, quer ver? Consulte uma
empresa de tradução.

A Credibilidade dos Documentos Fiscais

O fisco costuma dar bastante aten√ß√£o para a credibilidade do documento fiscal. Dessa forma, os agentes observam itens como a raz√£o social, inscri√ß√£o, o tipo de nota fiscal, a quantidade, datas… Tudo isso para garantir a plena credibilidade.
Para a Fazenda, essa an√°lise evidencia a exist√™ncia de uma empresa e √© um term√īmetro da atividade, que acusa as altas e as baixas da vida comercial.

Como organizar os documentos fiscais na sua empresa

Independente se os documentos são físicos ou digitais, a disposição deles dentro de um negócio comercial é importante independente do tamanho da sua empresa.
Uma dica simples e que faz todo sentido √© organizar os ‚Äúpap√©is‚ÄĚ por categorias, que podem ser divididas por datas ou por tipo de documento ou por clientes e fornecedores.
Se a sua empresa for muito grande, voc√™ dever√° definir tamb√©m um dia exato para o arquivamento de tais documentos fiscais ‚Äď isso ajuda na rotina de trabalho e facilita a consulta de informa√ß√Ķes.
Com a mudança tecnologia, novas portas foram abertas para essa gestão. Atualize-se mantendo a segurança dos arquivos e com profissionais especializados.

Como organizar os documentos fiscais da sua empresa

Depois de esclarecer suas d√ļvidas sobre os documentos fiscais, voc√™ precisa saber como traduzir em ingl√™s, saiba mais!
Tradução em inglês, dicas de gramática para você não errar mais e:

Quais s√£o os principais tipos de documentos fiscais?

Esse trabalho burocr√°tico n√£o acontece apenas na abertura de uma empresa. Um neg√≥cio para funcionar bem e dentro da lei precisa manter suas obriga√ß√Ķes durante os anos de opera√ß√£o.
Selecionamos alguns dos documentos fiscais mais importantes de uma empresa, confira!

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

O CNPJ √© muito parecido com o CPF (Cadastro de Pessoa F√≠sica) ‚Äď enquanto um √© destinado para as empresas, o outro √© para as empresas.
Sem um CNPJ a empresa não fica oficializada, ou seja, não pode emitir seus próprios documentos fiscais, inclusive, fica impossível efetivar as compras e as vendas.

Alvar√° de Funcionamento

Para a empresa funcionar, ela precisa estar de acordo com os crit√©rios municipais, independente se for um com√©rcio, presta√ß√£o de servi√ßo ou ind√ļstria (al√©m de outras atividades).
Isso quer dizer que o estabelecimento precisará ter um alvará mostrando que está apto para funcionar. A autorização tem que ser renovada de tempos em tempos.
Sem o alvar√°, a empresa pode ser interditada a qualquer momento.

Inscri√ß√Ķes Estadual e Municipal

Isso tem a ver com o tipo de atividade que a empresa vai exercer. Todas precisam estar inscritas na Secretaria Estadual da Fazenda.
O documento, que tamb√©m √© fiscal, deve ser obtido uma √ļnica vez e √© respons√°vel pela comunica√ß√£o entre a empresa e os √≥rg√£os p√ļblicos.

Organizando documentos fiscais

Os Livros Cont√°veis e Fiscais

As opera√ß√Ķes com esses fins precisam ser registradas diariamente e tem que ficar sob a guarda da pr√≥pria empresa. Geralmente, usam-se livros di√°rios, entradas e sa√≠das, controle de estoque.
A ideia √© anotar toda movimenta√ß√£o da empresa, inclusive, as transa√ß√Ķes banc√°rias, de mercadorias, de impostos, entre outras.

As Notas Fiscais

Esse é o documento mais conhecido, mas também que causa mais transtorno na vida dos empresários.
A emissão da NF é obrigatória para quase todas as empresas e aí é que vale a ideia de armazenar por, ao menos, 5 anos.

A import√Ęncia dos documentos fiscais

Al√©m de entender o que √© um documento fiscal e quais s√£o os tipos do mercado, o empreendedor precisa levar em conta que a organiza√ß√£o pode fazer toda a diferen√ßa ‚Äď afinal, nunca se sabe quando voc√™ vai precisar deles.
Outro ponto importante √© sobre a import√Ęncia de ter esses documentos na sua empresa ‚Äď isso a torna v√°lida, ativa e pronta para crescer.

Solicite sua Tradução
ÔĽŅ