Dicas para escrever melhor: Textos Acadêmicos

Um bom texto depende da formação escolar, acadêmica e cultural, bem como do estudo e hábitos de leitura do escritor. No entanto, tem-se vindo a identificar alguns padrões específicos a ser utilizados pelos textos acadêmicos.

Um texto acadêmico é antes de mais definido pelo seu conteúdo, pois trata-se do resultado de uma investigação científica. Desta forma, deve refletir o rigor, a clareza e o pensamento crítico da pesquisa efetuada. Embora o conteúdo (ideia, matéria ou objeto do estudo) seja importante, a forma que a redação reveste, ou seja, a linguagem e a disposição utilizadas, são essenciais pois é através da forma do texto que o conteúdo é compreendido, pelo que a qualidade do texto depende sempre da forma como é escrito. Deve ser efetuada uma pesquisa cuidada do assunto sobre o qual se pretende escrever, usando para o efeito livros, artigos (de revistas especializadas) e publicações tais como teses, dissertações, monografias, ensaios e relatórios de pesquisa.

Outra questão importante é a estética, ou seja, a aparência geral do trabalho. O texto deve ser apresentado em papel branco, formato A4, impresso somente de um lado da folha. A fonte utilizada deve ser escolhida entre a “Times New Roman”, a “Arial” ou a “Verdana”, com cor preta, devendo-se evitar sombreados ou outros elementos que distraiam a atenção do conteúdo e sendo aconselhável utilizar um espaçamento de 1,5 ou 2 entre linhas e texto justificado.

Após ser efetuada a investigação, deve-se verificar que tipo de texto se pretende fazer, quais os elementos que devem constar nele e qual o estilo gráfico que melhor se adequa, pois os mesmos variam, devendo ainda apurar-se se a universidade tem regras específicas a utilizar.

Na maioria dos casos é efetuada uma folha de rosto (página inicial onde constam o título e subtítulo, nome completo do autor, logótipo e nome da universidade, o ano e local).

Entre os elementos a ter em conta estão o prefácio (texto de apresentação), a introdução (onde constam as motivações do autor, os objetivos e o plano geral da obra), o texto em si (que deve ser dividido em capítulos e secções), as notas, as referências bibliográficas, o glossário, o resumo (texto de pequena dimensão onde são sintetizados os principais objetivos do artigo), o “abstract” (que é a tradução, usualmente em Inglês, do resumo) e as palavras-chaves (lista de palavras que designam as noções básicas do artigo).

Quanto ao texto em si, este deve ser claro e bem fundamentado, não se devendo usar estruturas rebuscadas pois estas tornam a leitura mais difícil. Usualmente, neste gênero de obra, pretende-se apresentar hipóteses e teses a quem lê, pelo que é necessário que as ideias sejam colocadas de maneira lógica. Deve ainda ter cuidado com a questão do plágio sendo que, quando estiver a usar ideias de outros autores, deve usar a citação direta ou parafrasear o autor, devendo fazer-se referência aos livros e artigos utilizados.

As regras de citação bibliográfica devem ser seguidas e o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem diversas regras que devem também ser cumpridas, sendo que existem diversos sites e manuais de redação que podem ser consultados de forma a enriquecer o seu texto.

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