Como é o processo para solicitar o visto americano?

Processo para tirar o visto americano

Veja como tirar o visto americano e dê o primeiro passo para fazer a sua tão sonhada viagem aos Estados Unidos

Muitos brasileiros sempre sonharam em viajar para os Estados Unidos, mas hesitam em fazê-lo devido aos rígidos requisitos para o visto.

Porém, finalmente esse sonho está prestes a se tornar realidade, pois estamos aqui para explicar a você como tirar o visto americano.

Com as instruções corretas e seguindo os passos abaixo, você pode tornar esse processo burocrático em algo bem mais simples e rápido. Confira:

1 – Preencha o formulário DS-160

Esse é basicamente o primeiro passo na hora de aprender como tirar o visto americano. Um erro nessa etapa já pode custar a você muito tempo e dinheiro.

Todo interessado precisará preencher o formulário DS-160, o qual é projetado para solicitantes de visto de não-imigrante que desejam fazer turismo, trabalhar, visitar parentes e assim por diante.

O formulário contém uma mistura de perguntas pessoais, de viagem e de trabalho, as quais você precisará responder e preencher.

Caso você não consiga fornecer informações precisas no local determinado, salve o seu andamento e volte a ele assim que tiver verificado os dados que precisa.

A última coisa que você precisa fazer durante o preenchimento do formulário é carregar uma foto sua 2×2 com um fundo branco e tirada, no máximo, seis meses antes.

A Embaixada dos Estados Unidos também não permite mais fotos tiradas com óculos, então certifique-se de ajustar isso, se necessário.

2 – Pague a taxa de aplicação do visto

A taxa do visto americano de turista padrão custa 160 dólares e, quer você seja negado ou aprovado, esse não é um valor reembolsável.

Você pode fazer o pagamento de forma digital e utilizar cartões internacionais ou boletos bancários.

3 – Confirme o pagamento

Após pagar a aplicação do visto, é necessário aguardar a confirmação do processo, o que normalmente pode acontecer depois de 2 dias úteis.

Depois de confirmar o seu pagamento, espere no mínimo quatro horas antes de reservar a data do seu agendamento.

4 – Marque a data da sua entrevista

Depois de receber a confirmação de pagamento, você terá a oportunidade de fazer o agendamento da sua entrevista.

Esse processo pode ser feito no site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

5 – Visite o CASV

Antes mesmo da sua entrevista, será necessária uma ida ao CASV de sua preferência para tirar foto e fazer a coleta de dados biométricos. Esses dados ficarão armazenados no sistema do Consulado.

São seis unidades no Brasil, localizadas em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Ou seja, se você estiver em alguma outra cidade, é necessário que você planeje viajar para os locais nas datas reservadas.

6 – Prepare os documentos necessários

Tirar o visto americano

Como a maioria das embaixadas, os candidatos são obrigados a fornecer documentos que servirão como prova de vínculo e capacidade financeira, entre outros. Observe que todos os documentos precisam ser originais, salvo indicação do contrário.

Aqui está a lista dos documentos necessários:

  • Passaporte;
  • Vistos anteriores e atuais, caso tenha;
  • Página de confirmação DS-160.

Em linhas gerais, a lista acima engloba o material mais importante, mas você também poderá separar quaisquer outros documentos relevantes para a viagem que deseja fazer. Algumas sugestões incluem:

  • Recibos de depósito;
  • Confirmação de agendamento;
  • Cópia eletrônica de fotografia 2×2;
  • Certificado de emprego;
  • Comprovante do imposto de renda;
  • Certificado de banco.

Lembre-se que, dependendo do idioma do documento, será necessário um serviço de tradução profissional para garantir que as informações sejam fiéis aos originais.

Nesses casos, contar com uma empresa de tradução juramentada é a melhor opção para não sofrer com dores de cabeça durante essa etapa.

7 – Participe da sua entrevista no consulado

A entrevista normalmente é conduzida por um funcionário americano, portanto, certifique-se de conhecer a sua inscrição como a palma da sua mão.

A maioria das perguntas provavelmente virá dos documentos que você enviará, por isso é extremamente importante que você esteja familiarizado com os dados que indicou.

Aqui estão alguns lembretes para o dia da sua entrevista:

  • Deixe o seu telefone celular, tablets e qualquer outro dispositivo eletrônico em casa. Eles são proibidos na Embaixada dos Estados Unidos;
  • Esteja dentro da embaixada, pelo menos, 15 minutos antes do horário agendado. Você pode matar o tempo nos cafés próximos, então é melhor chegar cedo;
  • Comunique-se em inglês, se necessário, e responda apropriadamente. Não elabore excessivamente ou forneça respostas de uma palavra. Lembre-se de sorrir também.

8 – A entrega do visto americano

Se você seguiu os passos apresentados até aqui, existem boas chances de que sua solicitação seja aprovada. Pelo menos no caso dos brasileiros, cerca de 96% dos pedidos são positivos.

Depois da aprovação, você pode escolher receber o passaporte com o visto em sua casa ou em um CASV selecionado na hora do agendamento da entrevista.

Dicas adicionais para solicitar o visto americano

– Documentos comprobatórios realmente ajudam:

Além dos documentos exigidos, é realmente útil incluir documentos de apoio que comprovem os seus laços com o Brasil. A imigração ilegal é um grande problema nos Estados Unidos e é por isso que eles são muito rígidos com os pedidos de visto.

– Esteja confiante:

Você precisa se apresentar no consulado de uma maneira adequada. Não se deixe intimidar, eles estão apenas fazendo o seu trabalho. Desde que você não tenha nada a esconder, não há razão para ficar nervoso. Apenas certifique-se de estar bem preparado e seja o mais calmo possível para não causar suspeitas infundadas.

– Vista-se adequadamente:

É sugerido o uso de roupas casuais e confortáveis para a sua entrevista. As primeiras impressões são importantes aqui – e isso pode definitivamente ajudar com a sua confiança.

O sonho americano

Depois de aprender como tirar o visto americano, é hora de planejar a sua viagem para os Estados Unidos. Com a Fidelity, você pode contar com os melhores serviços de tradução juramentada e evitar ser reprovado por conta de documentação inadequada.

Você definitivamente não quer que todo o seu tempo, esforço e dinheiro sejam desperdiçados só porque a tradução dos seus documentos não seguiu um protocolo internacional, não é mesmo?

Portanto, agora você está um passo mais próximo de finalmente conquistar o seu sonho de viajar para os Estados Unidos.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas