Veja como tirar o visto americano e dê o primeiro passo para fazer a sua tão sonhada viagem aos Estados Unidos
Muitos brasileiros sempre sonharam em viajar para os Estados Unidos, mas hesitam em fazê-lo devido aos rígidos requisitos para o visto.
Porém, finalmente esse sonho está prestes a se tornar realidade, pois estamos aqui para explicar a você como tirar o visto americano.
Com as instruções corretas e seguindo os passos abaixo, você pode tornar esse processo burocrático em algo bem mais simples e rápido. Confira:
Esse é basicamente o primeiro passo na hora de aprender como tirar o visto americano. Um erro nessa etapa já pode custar a você muito tempo e dinheiro.
Todo interessado precisará preencher o formulário DS-160, o qual é projetado para solicitantes de visto de não-imigrante que desejam fazer turismo, trabalhar, visitar parentes e assim por diante.
O formulário contém uma mistura de perguntas pessoais, de viagem e de trabalho, as quais você precisará responder e preencher.
Caso você não consiga fornecer informações precisas no local determinado, salve o seu andamento e volte a ele assim que tiver verificado os dados que precisa.
A última coisa que você precisa fazer durante o preenchimento do formulário é carregar uma foto sua 2×2 com um fundo branco e tirada, no máximo, seis meses antes.
A Embaixada dos Estados Unidos também não permite mais fotos tiradas com óculos, então certifique-se de ajustar isso, se necessário.
A taxa do visto americano de turista padrão custa 160 dólares e, quer você seja negado ou aprovado, esse não é um valor reembolsável.
Você pode fazer o pagamento de forma digital e utilizar cartões internacionais ou boletos bancários.
Após pagar a aplicação do visto, é necessário aguardar a confirmação do processo, o que normalmente pode acontecer depois de 2 dias úteis.
Depois de confirmar o seu pagamento, espere no mínimo quatro horas antes de reservar a data do seu agendamento.
Depois de receber a confirmação de pagamento, você terá a oportunidade de fazer o agendamento da sua entrevista.
Esse processo pode ser feito no site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).
Antes mesmo da sua entrevista, será necessária uma ida ao CASV de sua preferência para tirar foto e fazer a coleta de dados biométricos. Esses dados ficarão armazenados no sistema do Consulado.
São seis unidades no Brasil, localizadas em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Ou seja, se você estiver em alguma outra cidade, é necessário que você planeje viajar para os locais nas datas reservadas.
Como a maioria das embaixadas, os candidatos são obrigados a fornecer documentos que servirão como prova de vínculo e capacidade financeira, entre outros. Observe que todos os documentos precisam ser originais, salvo indicação do contrário.
Aqui está a lista dos documentos necessários:
Em linhas gerais, a lista acima engloba o material mais importante, mas você também poderá separar quaisquer outros documentos relevantes para a viagem que deseja fazer. Algumas sugestões incluem:
Lembre-se que, dependendo do idioma do documento, será necessário um serviço de tradução profissional para garantir que as informações sejam fiéis aos originais.
Nesses casos, contar com uma empresa de tradução juramentada é a melhor opção para não sofrer com dores de cabeça durante essa etapa.
A entrevista normalmente é conduzida por um funcionário americano, portanto, certifique-se de conhecer a sua inscrição como a palma da sua mão.
A maioria das perguntas provavelmente virá dos documentos que você enviará, por isso é extremamente importante que você esteja familiarizado com os dados que indicou.
Aqui estão alguns lembretes para o dia da sua entrevista:
Se você seguiu os passos apresentados até aqui, existem boas chances de que sua solicitação seja aprovada. Pelo menos no caso dos brasileiros, cerca de 96% dos pedidos são positivos.
Depois da aprovação, você pode escolher receber o passaporte com o visto em sua casa ou em um CASV selecionado na hora do agendamento da entrevista.
Além dos documentos exigidos, é realmente útil incluir documentos de apoio que comprovem os seus laços com o Brasil. A imigração ilegal é um grande problema nos Estados Unidos e é por isso que eles são muito rígidos com os pedidos de visto.
Você precisa se apresentar no consulado de uma maneira adequada. Não se deixe intimidar, eles estão apenas fazendo o seu trabalho. Desde que você não tenha nada a esconder, não há razão para ficar nervoso. Apenas certifique-se de estar bem preparado e seja o mais calmo possível para não causar suspeitas infundadas.
É sugerido o uso de roupas casuais e confortáveis para a sua entrevista. As primeiras impressões são importantes aqui – e isso pode definitivamente ajudar com a sua confiança.
Depois de aprender como tirar o visto americano, é hora de planejar a sua viagem para os Estados Unidos. Com a Fidelity, você pode contar com os melhores serviços de tradução juramentada e evitar ser reprovado por conta de documentação inadequada.
Você definitivamente não quer que todo o seu tempo, esforço e dinheiro sejam desperdiçados só porque a tradução dos seus documentos não seguiu um protocolo internacional, não é mesmo?
Portanto, agora você está um passo mais próximo de finalmente conquistar o seu sonho de viajar para os Estados Unidos.
Postagens Relacionadas