Como recorrer ao visto de emergência?

Saiba que tirar o visto de emergência é corrido, mas não impossível!

5 passaportes brasileiros

Sabe aquelas pessoas que têm fama de deixar tudo para a última hora? Então, o visto de emergência é a solução ideal para elas, bem como para quem realmente tenha passado por algum problema e precise recorrer ao visto emergencial, seja por motivos de trabalho, saúde, estudo ou outros.

Brasileiros que estão com algum compromisso fora do país e precisam viajar com urgência devem recorrer ao agendamento emergencial em algum consulado. Veja algumas informações sobre como proceder em alguns países.

Visto para trabalho

Pessoas que irão viajar a trabalho e precisem solicitar esse tipo de visto precisarão que a empresa em que trabalham envie para o setor de vistos um pedido em papel timbrado, formal e assinado pelo responsável da empresa. O pedido deve conter as seguintes informações:

• Onde o trabalho será feito;
• O período de tempo que esse trabalho vai demorar;
• Os motivos de tanta urgência;
• Dados da empresa como razão social, nome fantasia, endereço, telefone e e-mail;
• Dados da pessoa que irá viajar, como nome, função, endereço, e-mail e telefone.

Alguns dos documentos necessários para a solicitação de visto de emergência da pessoa que irá viajar são:

• Passaporte com mais de 6 meses de validade;
• Certidão de nascimento;
• Foto 3×4 tirada de frente em um fundo branco.

Visto de emergência para o Canadá

Estudantes que querem fazer intercâmbio no Canadá e precisam do visto de emergência precisam preencher um formulário que justifique o motivo do pedido desse tipo de visto. Nesse formulário, devem ser anexados documentos que provem o motivo da urgência. Vale ressaltar que só será considerado um processo de emergência quando acontecer algo que interfira no prazo normal de realização da viagem.

O que é legal no Consulado Canadense é que eles realmente colocam certa prioridade nesse tipo de pedido e se dispõem a fazer todo esforço necessário para conseguir oferecer um atendimento rápido e eficiente. Isso garante que você não seja prejudicado e possa fazer sua viagem tranquilamente.

Visto de emergência americano

Só é possível tirar o visto americano com urgência se o caso for de doença grave do dono do visto ou do seu filho menor de 18 anos, doença ou acidente grave de algum parente que more nos Estados Unidos, trabalhos de última hora ou visto roubado ou perdido próximo à data de viagem. Se um desses for o motivo, a pessoa deve proceder da seguinte forma:

• Agendar uma entrevista no Consulado Americano ou em alguma Embaixada;
• Pagar a taxa de pedido do visto;
• Solicitar uma entrevista para visto de não-imigrante;
• Enviar para o Consulado um e-mail com os seguintes dados: solicitação de entrevista de emergência, número do passaporte, data que precisa fazer a viagem, descrição da viagem, data do início e do término das atividades no outro país e nome completo.

Vale lembrar que o prazo para a entrevista no Consulado varia de acordo com a quantidade de entrevistas solicitadas. Quando houver uma data disponível a pessoa receberá um e-mail com as informações do dia e horário. Geralmente esse prazo é rápido, por volta de 2 dias úteis.

Visto de emergência para a China

A China é um país que é cada vez mais visitado, graças à sua cultura milenar e ótima ascensão econômica recente, o que desperta a atenção de muitos visitantes. Aqueles que querem visitar apenas como turistas devem tirar o visto “L“ por meio da apresentação dos seguintes documentos:

• Passaporte com mais de 6 meses de validade;
• Preenchimento do formulário do site do Consulado com letra de forma legível;
• Foto recente com fundo branco;
• Documentos complementares, como seu itinerário, com a reserva do hotel e as passagens de ida e volta ou uma carta-convite – emitida por alguma pessoa da China – que contenha todos os seus dados pessoais, bem como as datas de chegada e saída, locais que serão visitados e assinatura do representante legal.

Depois de tudo isso você deve ir ao Consulado Chinês com o formulário preenchido, as passagens aéreas devidamente compradas, o passaporte com o prazo solicitado, o comprovante da reserva do hotel (ou a carta-convite) e uma foto tamanho 3×4 tirada recentemente.

O prazo para que você consiga o visto chinês no método normal é bem rápido e demora até quatro dias. Se você pagar uma pequena taxa adicional, poderá solicitar seu visto de emergência que ficará pronto no próximo dia útil, o que é excelente caso você tenha urgência.

Evite problemas em sua viagem

Antes de fazer sua viagem para o país escolhido é importante verificar se você já tem todos os documentos precisos, pois a falta de qualquer um deles pode te atrasar muito. Além disso, nem preciso falar que é importante conhecer um pouco sobre a cultura e costumes do país que você visitará para garantir que você não passe por nenhuma situação desagradável ou constrangedora.

Outro procedimento que é muito importante é que seus documentos passem pelo processo de tradução juramentada caso você precise que eles tenham validade legal no país de destino. Esse processo deve ser feito por profissionais especializados e que possam garantir que a tradução seja completamente fiel ao documento original.

Alguns dos documentos que geralmente passam pela tradução juramentada são certificados, diplomas, históricos escolares, passaportes, procurações, contratos, atas e outros.

Solicite sua Tradução