Como adquirir fluência em inglês ou em outra língua?

Dicas para ser fluente em inglês

Dedicar-se aos estudos e praticar o idioma são algumas das formas de conseguir fluência em inglês ou em outra língua. Saiba tudo abaixo

Estudar um novo idioma pode ser algo extremamente divertido e, ao mesmo tempo, desafiador. Isso se intensifica ainda mais quando falamos em atingir a proficiência em uma língua.

Não existem fórmulas mágicas, daquelas que se propõem a conseguir fluência em inglês ou em outros idiomas de forma instantânea ou em pouquíssimo tempo.

Na verdade, é preciso dedicação nos estudos, resiliência diante dos desafios do aprendizado e, é claro, muita diversão ao longo de todo o processo.

Pensando nisso, criamos um conteúdo com tudo que você precisa saber para conseguir ser fluente em outro idioma.

Acompanhe a seguir:

O que significa ter fluência em um idioma?

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que compreender, escrever e falar um pouco – ou, até mesmo, razoavelmente bem – uma língua, não quer dizer que você é fluente nela.

Adquirir fluência em um idioma requer muito estudo, prática, conversação e diversos outros requisitos.

Por isso, para ter fluência em inglês ou em qualquer outro idioma é necessário dominar alguns pontos importantes, como saber dialogar com clareza e sem dar margem para ambiguidades ou dúvidas, por exemplo.

Conseguir conversar com naturalidade também é essencial, utilizando pausas normais ao se comunicar com as pessoas.

Sem contar a necessidade de dominar diferentes formas de expressar a mesma ideia.

Portanto, entende-se que a dedicação é a premissa básica para conhecer um idioma da mesma forma que se domina a própria língua.

Como ter fluência em inglês ou em outro idioma?

Uma das maneiras de se aprender um novo idioma pode ser os cursos tradicionais de línguas.

Porém, caso a pessoa tenha as condições necessárias, também existe a opção de estudar fora do país por meio de um intercâmbio.

A modalidade permite que o aluno tenha contato direto com a língua por meio de cursos e trabalhos, além da própria convivência em si com os nativos.

Independentemente da maneira de se conseguir uma certificação de fluência em um idioma, uma coisa é certa: estudar um novo idioma deve ser uma atividade constante.

Antes mesmo de começar a estudar, muitas pessoas têm a dúvida de quanto tempo será necessário para adquirir fluência em inglês ou em outro idioma.

O tempo necessário para falar uma língua estrangeira não é igual para todo mundo. O período de aprendizagem varia de acordo com o grau de similaridade da pessoa com o idioma.

Dessa forma, quanto maior for o conhecimento prévio da língua, menor será o tempo necessário para se tornar fluente.

Dicas de como aprender e aprimorar os estudos em uma língua

Engana-se quem pensa que estudar uma hora por semana e fazer alguns exercícios será o suficiente para compreender, falar e escrever um idioma perfeitamente.

Os estudantes precisam de dedicação. Só as aulas teóricas não bastam para garantir o domínio do inglês, espanhol, alemão ou de qualquer outra língua.

É preciso ir além do básico e, por isso, listamos algumas dicas valiosas para você turbinar os seus estudos. Veja só:

Estude com constância

Manter uma rotina diária de estudos pode ser uma atitude muito positiva para quem quer aprender uma nova língua com fluência.

Portanto, adapte em seu dia a dia alguns momentos para se dedicar – nem que seja por um breve período, como 30 minutos – a estudar um pouco o idioma que deseja aprender.

Se achar válido, crie um cronograma de estudos com os temas e a duração com que irá estudá-los em um determinado dia. Uma boa organização pode ser vital nesse momento, então, organize-se o quanto antes.

Dicas para ser fluente em inglês

Pratique sempre o que você aprendeu

Não adianta muito só ler e não praticar o conteúdo estudado. A prática da língua é um dos fatores essenciais para se adquirir experiência e familiaridade com ela.

Logo após a lição diária, escreva, fale, enfim, dedique-se a executar tudo o que vem sendo aprendido.

Isso vale até mesmo para as horas de lazer. Quer saber como? Leia um livro na língua que está estudando – se for uma edição bilíngue, melhor ainda –, assista a filmes e séries no idioma original, escute músicas e podcasts, por exemplo.

O importante é ter o máximo de contato possível com a língua a ser aprendida.

Anote as palavras desconhecidas e seus significados

Uma boa maneira de aumentar o vocabulário é anotar todas as palavras novas que surgem ao longo do estudo, além dos seus respectivos significados.

Além de ter as anotações no material do curso – caso esse seja o seu caso, é claro –, você também pode utilizar um caderno ou um bloquinho para fazer o seu próprio dicionário.

Assim, além de usufruir do material didático, você também terá um conteúdo próprio, elaborado de acordo com o seu ritmo de aprendizado. Ótima sugestão, não é mesmo?

Porém, um cuidado é importante: utilize materiais com credibilidade para, assim, não cair em ciladas com tradutores automáticos, por exemplo.

Esteja sempre em contato com o idioma

Pode parecer bobagem, mas alterar a língua dos aplicativos usados no seu celular ou computador já é uma forma de estar em contato com o idioma, sabia?

Quando for estudar outras áreas do seu interesse – como uma aula de culinária, por exemplo –, as estude no idioma que está se empenhando em aprender.

Se o material estiver originalmente na sua língua nativa, sem problemas. Veja se há a opção de ativar as legendas para outra língua.

Às vezes, pequenos contatos diários com o idioma ajudam mais do que podemos imaginar, então os experimente.

Deixe a vergonha e o medo de lado na hora de falar o idioma

Conhece aquela frase “só se aprende fazendo”? Pois bem, é exatamente isso.

Para assimilar uma língua é essencial praticá-la e, para que isso aconteça de forma positiva e proveitosa, não pode haver espaço para vergonha ou medo de conversar com outras pessoas.

Portanto, investir tempo e recursos para aprender um novo e idioma e se tornar fluente é uma ótima escolha para a sua vida.
Além de conseguir conversar com pessoas de diversos lugares, você também pode trabalhar utilizando a nova língua que aprendeu, pode até seguir a carreira de tradutor profissional ou professor de idiomas. Enfim, são muitas opções – pense nisso.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas