Benefícios de tornar a sua empresa em uma multinacional

Por que tornar empresa multinacional

Confira alguns dos principais benefícios das multinacionais e descubra como você pode expandir as fronteiras do seu negócio

Uma empresa multinacional é uma operação global com a produção e a distribuição de seus produtos localizada em vários países.

Normalmente, as multinacionais têm diferentes estágios da cadeia de suprimentos localizados em diferentes países. Isso permite que a empresa aproveite o melhor de cada lugar nos quais está instalada.

Justamente por serem globais, os benefícios das multinacionais são diversos e é exatamente sobre esse tema que falaremos abaixo. Confira:

Os principais benefícios das multinacionais

1 – Especialização da produção

Normalmente, as empresas globais dividem a produção em diferentes países.

Para a indústria automotiva, por exemplo, o processo produtivo é dividido em várias etapas, com fábricas dedicadas a motores, pneus e carroceria. A multinacional pode produzir diferentes componentes em regiões mais adequadas para a fabricação desse processo antes de montar os automóveis em fábricas próximas ao seu mercado de venda.

Por exemplo, a BMW produz motores na Alemanha, importa pneus da Ásia e, em seguida, tem fábricas de montagem de carros em muitos lugares diferentes, como o Reino Unido.

2 – Terceirização

Relacionado à especialização está o conceito de terceirização. Uma empresa de manufatura em uma economia de alto custo de mão de obra pode terceirizar a produção intensiva para países com opções mais baratas e permitir uma redução nos custos.

3 – Economia

Muitas indústrias têm altos custos fixos. Expandir as operações ao redor do mundo, muitas vezes, proporciona custos médios de longo prazo mais baixos e maior eficiência.

Os benefícios das multinacionais englobam uma variedade de diferentes economias de escala, incluindo:

  • Marketing: Uma multinacional pode anunciar em escala global e obter exposição no mundo todo. Por exemplo, nas Olimpíadas, você vê marcas globais como Coca-Cola, Visa, Samsung, McDonald’s e General Electric, por exemplo;
  • Mitigação de riscos: Uma grande multinacional tem mais condições de sobreviver a uma crise local devido à sua base diversificada de consumidores. Se a economia do Brasil desacelerar, por exemplo, uma multinacional pode se opor a isso aumentando as vendas na Ásia. Uma empresa que opera apenas em um país é mais vulnerável a problemas domésticos.

4 – Mão de obra qualificada

Uma multinacional tem uma quantidade maior de mão de obra para empregar. A empresa pode empregar especialistas de todo o mundo.

Ter um banco de talentos maior permite empregar gerentes ou colaboradores melhores, o que pode impulsionar o crescimento da empresa.

5 – Base de consumidores mais ampla

A maioria das empresas atinge um produto de saturação do mercado – em um ciclo de vida do produto, uma grande empresa tem um escopo muito limitado para aumentar as vendas em uma economia.

Vender no exterior possibilita uma base de consumidores muito maior e abre novas possibilidades para aumentar as vendas.

Por exemplo, em alguns lugares do Ocidente, as vendas de cigarros entraram em declínio, mas, ao mudar seu foco para alguns países em desenvolvimento, as empresas de tabaco tiveram novas áreas de crescimento e vendas, revertendo o declínio de seus “mercados tradicionais”.

Como transformar a sua empresa em uma multinacional?

Vantagens de tornar empresa multinacional

Se você acredita que a sua empresa cresceu e agora tem dinheiro suficiente para se tornar uma multinacional, chegou a hora de expandir para outros países e tornar a sua marca conhecida mundialmente.

Veja algumas opções que você pode escolher para ampliar suas operações:

– Filiais

As filiais são a maneira mais direta de expandir para outro país. É necessário pegar algum dinheiro, obter as licenças comerciais pertinentes, contratar uma equipe e abrir uma filial em um país estrangeiro.

– Subsidiárias

Se a sua empresa tem muito dinheiro, aquisições podem ser uma estratégia melhor do que abrir filiais. Adquirir uma empresa local para fins de integração vertical ou horizontal é rápido e comparativamente fácil, desde que você planeje deixar o negócio original (gerenciamento, infraestrutura etc.) intacto.

Ao tornar a empresa adquirida a sua subsidiária, você tem as vantagens de localização instantânea, reconhecimento de nome e uma equipe experiente no comando.

No entanto, faça sua lição de casa antes de adquirir uma subsidiária para que a sua empresa não sofra de indigestão na aquisição. Uma boa sugestão é prestar bastante atenção na elaboração do contrato e garantir que a tradução desse documento não tenha nenhuma brecha.

Por isso, é importante contar com uma empresa que preste esse tipo de serviço de forma profissional e com excelência.

– Joint venture

Talvez você não queira comprar empresas locais devido ao alto preço. Talvez um concorrente local, que não pode ser adquirido, já esteja dominando o mercado.

Nesse caso, o velho ditado “se você não pode vencê-los, junte-se a eles” entra em cena.

Estabelecer uma joint venture – uma parceria com uma empresa estrangeira do mesmo setor – é uma opção atraente.

Ambas as empresas reservam capital, recursos e tecnologia em uma nova empresa compartilhada e separada das operações principais de ambas.

Essa é uma opção popular em países como a China, onde a lei é extremamente rígida com negócios estrangeiros. As joint ventures têm todas as vantagens das aquisições no exterior – como localização e reconhecimento da marca, por exemplo – por uma fração do custo. A maioria das joint ventures divide despesas e lucros em 50/50.

– Franquias

Uma afiliada estrangeira comprará uma licença de sua empresa para usar a sua marca em um país estrangeiro.

Enquanto a afiliada estrangeira mantém a propriedade de seu negócio de marca, sua empresa receberá royalties de cada franquia. A franquia é a opção mais barata e a maneira mais rápida de construir uma presença estabelecida em um país estrangeiro com risco mínimo.

Hora de ampliar as suas operações

Depois de conhecer os benefícios das multinacionais e algumas das formas de levar a sua empresa para esse nível, talvez agora você tenha interesse em expandir suas fronteiras.

Nesse caso, você pode começar o seu projeto com a criação de um site multilíngue, o qual será capaz de se comunicar nos mais diversos idiomas, e fazendo a tradução dos seus principais documentos.

Para garantir as chances de sucesso com essa iniciativa, lembre-se de contar com uma empresa especialista em traduções, uma vez que você não quer prejudicar a reputação da sua empresa, não é mesmo?

A Fidelity é referência em tradução juramentada e em outros serviços de tradução – e garante que todo o conteúdo será adaptado conforme as individualidades linguísticas e culturais de cada idioma.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas