Aplicativos de tradução: 5 apps para te ajudar em um momento de aperto!

Confira quais apps podem te ajudar em emergências com traduções.

Atualmente é muito comum encontrar aplicativos de tradução nas lojas de apps de cada sistema operacional. Porém, com tantas opções, fica difícil saber qual é a melhor alternativa que poderá ajudar em um momento de urgência.

É sempre bom contar com pelo menos um desses aplicativos no seu celular, já que pode ser que você tenha que traduzir placas de sinalização em uma viagem, o cardápio de um restaurante ou mesmo uma palavra que não conhece na internet.

Saiba agora se as traduções automáticas são confiáveis, quando elas podem ser usadas e, além disso, cinco sugestões de aplicativos para te salvar nos momentos em que mais precisar.

As traduções automáticas são confiáveis?

Sim, mas depende de cada situação. É possível confiar na tradução automática no caso de necessidades mais simples, como palavras e termos desconhecidos ou mesmo em uma conversa informal na internet.

Isso já não se aplica a uma necessidade profissional ou técnica, quando os serviços de um profissional são imprescindíveis para alcançar os melhores resultados e para a execução de uma tradução fiel a partir do conteúdo original.

Com a tecnologia disponível hoje, os celulares são repletos de apps para as mais variadas necessidades – desde pedir comida até pagar contas ou pedir um carro particular para transporte – e os aplicativos de tradução também estão disponíveis aos montes.

Existe uma grande dúvida se as inovações tecnológicas podem substituir os serviços de tradução profissional, e a resposta é negativa, já que o trabalho de um profissional não pode ser comparado a algoritmos e sistemas computacionais automáticos, mesmo que eles possam quebrar um galho.

Ainda assim, é importante escolher aplicativos eficientes e que tragam o maior grau de confiabilidade possível, de modo que os resultados obtidos sejam os melhores que a tecnologia pode oferecer.

tradutor de documentos

Quais são os melhores aplicativos de tradução?

Algumas opções são mais conhecidas, outras nem tanto, mas mesmo com os perigos do tradutor automático, os apps ainda podem te ajudar em momentos emergenciais, de viagens internacionais a encontros inesperados com estrangeiros.

1 – Google Tradutor

O primeiro lugar da lista não poderia ser outro além do Google Tradutor, o qual, de acordo com a gigante das buscas, traduzia 100 bilhões de palavras por dia em 2015, número que deve ser ainda maior atualmente.

Ao perguntar para uma pessoa sobre os melhores aplicativos de tradução, é bem provável que ela não saiba de muitas outras opções (ou talvez mesmo de nenhuma outra) além do serviço fornecido pela Google, bastante reconhecido por sua qualidade.

Atualmente, o Google Tradutor pode trabalhar com mais de 100 idiomas diferentes, além de traduzir 37 idiomas por meio de fotos, 32 por voz pelo modo de conversa e 27 em vídeos (em tempo real) no modo de realidade aumentada.

O Google Neural Machine Translation (GNMT – ou “máquina de tradução neural da Google”) é um algoritmo bastante inteligente e que melhora a cada dia, ideal para situações do cotidiano. Portanto, esse é um aplicativo que não pode faltar em seu celular.

Outro recurso bastante interessante é a possibilidade de baixar idiomas para uso offline, o que ajuda bastante no caso de viagens internacionais, uma vez que você poderá traduzir conteúdos sem gastar seu plano de dados.

O app está disponível para Android, iOS e Amazon Fire OS.

2 – iTranslate

O iTranslate é bem conhecido entre os aplicativos de tradução, sem contar o amplo domínio do app da Google. De funcionalidade simples, ele suporta mais de 90 idiomas.

O app também tem a possibilidade de fazer traduções offline e por voz, embora essas sejam funcionalidades que precisem ser pagas separadamente.

A qualidade das traduções é boa, além de poder te ajudar a conhecer um serviço diferente do que você – e a maioria das pessoas – está acostumado, mas sem perder a qualidade e a precisão para momentos informais.

O aplicativo do iTranslate pode ser instalado no Android e no iOS.

3 – TripLingo

A abordagem do TripLingo é muito interessante e um pouco diferente dos demais aplicativos de tradução. Seu uso é mais voltado para viagens e vai muito além de simplesmente traduzir textos e áudios.

Ao abrir o app, você perceberá que ele é praticamente um assistente de viagem, o qual possui uma biblioteca de 42 idiomas e a possibilidade de te ajudar em hábitos locais, técnicas de etiqueta e dicas sobre destinos ao redor de todo o mundo.

Ele conta até mesmo com algumas frases úteis para casos de emergência e necessidades de saúde, o que pode fazer toda a diferença durante uma situação crítica.

Outras funcionalidades do app englobam o phrasebook, com opções formais, casuais e gírias para vários idiomas, além de discador de chamadas via Wi-Fi, ferramentas de aprendizagem, calculadora de gorjeta e demais opções para te ajudar em suas viagens.

O TripLingo pode ser baixado e instalado para Android e iOS.

4 – Microsoft Translator (antigo Bing Translator)

O Microsoft Translator já pode fazer parte do seu cotidiano de várias maneiras, mesmo que você não saiba ou não tenha o app instalado em seu celular. É essa a tecnologia presente nas traduções do Twitter, por exemplo.

O fato da rede social dos tweets ter escolhido essa ferramenta já mostra muito sobre sua qualidade, capaz de te ajudar em necessidades mais simples e práticas do cotidiano, além de pertencer à Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Além disso, o Microsoft Translator pode ser usado para traduzir conversas em grupo entre dispositivos por meio de fala e texto, o que o transforma em um grande ajudante para reuniões de negócios.

O app está disponível para Android, iOS, Windows Phone e Amazon Fire OS.

5 – Waygo

Embora não seja tão conhecido e utilizado no Ocidente, o Waygo é imprescindível para viagens ao continente asiático. Os caracteres hanzi, kanji e hanja, utilizados, respectivamente, no chinês, japonês e coreano, são traduzidos com alta precisão pelo app.

Como o alfabeto utilizado por esses idiomas é diferente, seria muito difícil encontrar as letras no teclado virtual do celular para digitar as palavras. É por isso que o Waygo se destaca, já que ele pode traduzir as fotos presentes na galeria do aparelho e até mesmo em tempo real através da câmera.

Outro ponto importante é que as traduções também podem ser feitas sem conexão à internet, o que ajuda muito durante as suas viagens.

O app está disponível para Android e iOS.

Veja mais – Quem pode fazer tradução de documentos oficiais?

tradutor de documentos

Tenha os aplicativos de tradução mais úteis sempre com você.

Embora sua qualidade não possa ser comparada com a de um tradutor profissional, é importante estar preparado e equipado com os apps de tradução, já que nunca se sabe quando eles serão necessários no cotidiano.

Por isso, tenha os melhores aplicativos de tradução no seu celular e esteja prevenido para o que puder acontecer. Porém, não se esqueça de que para traduções profissionais e de qualidade irrepreensível, os serviços de uma empresa de tradução são indispensáveis.

Solicite sua Tradução

Postagens Relacionadas