A tradução e a evolução do seu negócio

Ninguém entra no mundo dos negócios para perder – e normalmente é isso o que acontece quando não se consegue acompanhar as principais tendências do mercado. Em um ambiente que a cada ano torna-se mais competitivo, alinhar estratégias com parceiros internacionais, buscar expertise estrangeira e firmar acordos de transmissão de tecnologia é seguir uma linha de crescimento contínuo, vencendo a concorrência ao olhar mais longe no horizonte. No entanto, muitas parcerias de futuro promissor chegam ao fim por má fé de uma das partes e falta de garantias suficientes de outra, ou ainda por brechas ou falhas exploradas pelos adversários. Por isso, formar alianças internacionais é pensar grande, mas é preciso muito cuidado com toda a documentação que cerca cada negociação. É justamente aí que entram os serviços de tradução.

Mostre que você está preparado para crescer

As oportunidades não param de aparecer, o número de empresas multinacionais que se estabelecem em território nacional é crescente e dessa forma novas perspectivas se abrem para todos. Congressos, convenções e meetings de uma forma geral são uma excelente oportunidade para angariar investimentos estrangeiros e conseguir novas parcerias, por isso é preciso ter um material de divulgação do seu negócio à altura da sua visão de mundo.

Como conquistar a atenção daquele investidor internacional se todo o seu material está em português? Ainda que ele conheça a nossa língua, folderes, portfolios e releases com versões em outros idiomas não só deixam a leitura muito mais confortável como demonstra que você está preparado para crescer. Procure uma empresa de tradução com anos de experiência no mercado e analise com a equipe a melhor forma de traduzir o seu negócio. Pesquise o mercado, observe e considere qual a melhor versão para cada ocasião – inglês, espanhol, francês ou a maioria do seu público alvo é asiática? Analise todas as possibilidades e atinja seu objetivo.

Cuidado com os documentos

O encontro foi um sucesso total, os acordos foram feitos e agora está na hora de colocar tudo no papel – afinal, quanto mais garantias melhor. Não esqueça então que todos os documentos em língua estrangeira precisam ser registrados em Cartório de Registro de Documentos acompanhados pela sua tradução juramentada.

Regulamentada pelo Decreto 13.609, ela é necessária sempre que qualquer documento escrito em outro idioma que não o português precise ter validade no Brasil – caso contrário contratos de transferência de tecnologia, de locação, compra ou venda de imóveis e automóveis, contratos de licença e industrialização, de honorários, promessa de cessões, de empréstimo, cessão de crédito, contratos de patrocínio e até documentos pessoais, entre muitos outros, simplesmente não terão qualquer validade em território brasileiro. E então o que poderia ser um salto para o sucesso torna-se prejuízo certo.

No entanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes, A tradução juramentada precisa ser feita por um tradutor público (ou juramentado) concursado e habilitado na Junta Comercial do estado em atua e mora, no caso de São Paulo, na Jucesp. Os preços são tabelados de acordo pela própria Junta Comercial, onde você também encontra uma lista de todos os tradutores juramentados filiados a ela.

A diferença de contratar um intérprete

Agora que a documentação já está toda pronta e regular, é hora de pensar na sua parceria. Sim, porque seus novos investidores ou sócios com certeza vão querer ver de perto o seu progresso. Uma boa forma de não haver enganos e de mantê-lo sempre informado é disponibilizando um intérprete para acompanhá-lo durante o tempo em que ele estiver na sua cidade, tanto nos principais eventos e visitas técnicas quanto durante um tour pela cidade. A medida mais uma vez mostrará que você está apto a dar passos cada vez maiores com muito profissionalismo e cavalheirismo.

Pense grande e veja como os serviços de tradução podem ajuda-lo a expandir cada vez mais o seu negócio. As possibilidades são infinitas e você ainda tem a garantia de estar legalmente amparado.

Solicite sua Tradução