Descubra 05 Palavras em Russo Que Você Precisa Treinar Para Pronunciar

O russo é um idioma tido por muitas pessoas como bastante complicado. Mesmo assim, você ainda pode treinar algumas palavras para poder aprender um pouquinho sobre a língua eslava

Por mais que alguém não seja fluente ou tenha estudado durante muito tempo determinados idiomas, ainda é possível arranhar algumas palavras e entender um pouquinho, como é o caso do espanhol e do italiano, por exemplo.

Logo, se um brasileiro fizer uma visita para a Argentina, Espanha ou Itália, por mais que não consiga se comunicar com perfeição, conseguirá entender uma coisa ou outra e, a partir daí, desenvolver melhor o seu idioma.

Porém, existem alguns idiomas com os quais os brasileiros normalmente não possuem qualquer afinidade, como é o caso do russo, que é tido como um dos mais difíceis de todo o mundo. Por isso, é preciso treinar muito para poder falar alguma coisa.

Antes de chegar à parte do treinamento com palavras em russo, é preciso entender um pouco mais sobre esse idioma e os motivos que fazem com que ele seja considerado tão difícil assim.

Documentos Fiscais

Por Que a Língua Russa é Tão Complicada?

O espanhol, o italiano e outros idiomas, como inglês, francês e português, apresentam uma coisa em comum: o tipo de alfabeto utilizado, que é o latino, também conhecido como alfabeto romano.

É claro que as palavras são montadas de forma diferente, assim como acontece com o uso das vogais e consoantes, as sílabas tônicas e mais uma série de outras diferenças, mas pelo menos as letras usadas são iguais.

Por isso, mesmo alguém que não tenha o mínimo conhecimento de algum desses idiomas pode supor, por familiaridade, o que determinadas palavras querem dizer.

Porém, as palavras em russo já são mais difíceis, justamente por isso: o alfabeto utilizado não é o latino, mas sim o cirílico, cujas letras são totalmente diferentes (com exceção de algumas, como A, E, I, O, P, C, T e N, mas cuja pronúncia também varia).

Existem outras línguas nacionais eslavas que também se utilizam do mesmo alfabeto, como ucraniano, macedônio, sérvio, bielorrusso e búlgaro, e todas essas são bem complicadas para quem utiliza o alfabeto latino.

É claro que isso não quer dizer que seja impossível aprender a falar russo ou que isso vá levar a vida inteira, mas o processo pode levar mais tempo, já que além de aprender como o idioma funciona, também será preciso aprender um novo alfabeto. Aprenda também a fazer um orçamento de tradução adequado.

Informações e Curiosidades Sobre o Idioma Russo

Esse é um idioma com características bastante peculiares. Algumas delas são as seguintes, em conjunto com curiosidades sobre a língua:

-Em termos geográficos, o russo é o idioma mais difundido de toda a Eurásia, que é a região que abrange os continentes da Europa e da Ásia.
-Entre todas as línguas eslavas, a russa é a mais falada.
-O russo é a língua materna mais falada em toda a Europa.
-Uma das características mais marcantes é que o russo apresenta uma distinção entre os fonemas consonantais com e sem articulação secundária palatal, o que é mais conhecido como sons suaves e duros. Em outras palavras, quase todas as consoantes podem ser faladas de duas formas diferentes e, por consequência, aplicadas em situações diferentes.
-O russo é um dos idiomas mais solicitados para o tradutor de documentos.
-A língua russa é a segunda mais comum na internet e perde apenas para o inglês.

Palavras em Russo Que Precisam Ser Praticadas

Pode ser que você tenha que ir para a Rússia algum dia da sua vida, ou então que você encontre um russo na rua e tenha que se comunicar com ele. E agora, o que fazer?

Como as palavras em russo são tão diferentes das em português, é preciso praticar bastante para poder ter uma pronúncia bacana, que seria aprovada por alguém que já tem contato com o idioma desde pequeno.

Algumas das palavras que você deve acrescentar no seu vocabulário cirílico estão a seguir. Na frente da palavra no alfabeto cirílico, aparece a forma com a qual ela seria escrita no alfabeto latino, que é o que estamos acostumados.

Documentos Fiscais

1 – пожалуйста (pozhaluysta, por favor)

Todas as pessoas educadas falam por favor. É bem provável que você já tenha ouvido isso alguma vez na sua vida, e o ideal é que tenha seguido a esse conselho, seja para as palavras em russo ou em qualquer outro idioma.

Para pedir por favor, é só falar “pozhaluysta”. Por mais que o sotaque e a pronúncia não fiquem perfeitos, a outra pessoa entenderá que você está tentando ser educado e te dará um desconto.

2 – Благодарю вас! (Blagodaryu vas!, obrigado)

Em conjunto com o por favor, o obrigado também faz parte das palavras em russo que devem estar no vocabulário das pessoas educadas e que se aplica em uma série de ocasiões.

Quando estiver grato com alguma pessoa, diga “blagodaryu vas!”. O ponto de exclamação costuma acompanhar essa palavra, então pode usar sem medo.

3 – сколько это стоит (skol’ko eto stoit, quanto custa)

Não importa se você quer comprar uma camisa do Zenit ou uma garrafa de vodka, antes de fazer isso, precisa saber qual é o valor e, então, tomar a sua decisão. E agora, o que fazer?

Nesse caso, as palavras em russo que precisam ser ditas são “skol’ko eto stoit”. Para entender os números que representam o preço, vale tudo, desde apontar para as notas até contar com os dedos.

4 – Мне холодно (Mne kholodno, estou com frio)

É mais provável que você tenha que dizer essas palavras em russo apenas se realmente estiver na Rússia ou em algum outro país que fale essa língua, já que eles costumam ser bem frios, algo que os brasileiros não estão acostumados.

Se você estiver com o queixo tremendo, então é melhor falar Mne kholodno e esperar por ajuda, ou então tentar procurar algum lugar mais quente para não pegar um resfriado.

5 – Я не знаю, как говорить по-русски (YA ne znayu, kak govorit’ po-russki, eu não sei falar russo)

Essa é a maior das palavras em russo que nós veremos aqui nesse artigo, e também é um pouco mais complicada do que as demais, mas ela pode te ajudar em quase todas as situações em que você estiver.

Se você não souber o que fazer, então é só falar “YA ne znayu, kak govorit’ po-russki”. Então, a outra pessoa pode tentar se comunicar em outro idioma ou recorrer a alguma outra alternativa para te ajudar.

Palavras em Russo: Complicadas, Mas Muito Usadas

Por mais que sejam difíceis de dizer, as palavras no idioma russo são muito utilizadas no mundo inteiro, e pode ser que você se veja em alguma situação em que precise de uma tradução desse idioma.

Encontrar um tradutor russo confiável sozinho é uma tarefa quase impossível, dado o uso desse idioma aqui no Brasil, que é relativamente baixo. Logo, as chances de fazer uma escolha ruim são bem grandes.

Sempre que precisar traduzir palavras em russo, seja para fins pessoais ou profissionais, conte com uma empresa de tradução e seja atendido com excelência. Assim, seja qual for a situação, você conseguirá se sair bem!

Solicite sua Tradução